O SIM, Sistema de Inspeção Municipal, para fiscalização de inspeção sanitária no processo de fabricação de produtos de origem animal, produzido em Senador Canedo, foi instaurado legalmente pela Prefeitura de Senador Canedo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Combate à Fome. O principal objetivo do órgão é garantir a qualidade e ampliar o mercado para os produtores. Composto por uma equipe de 11 agentes inspetores e 1 médico veterinário, o SIM participará de das etapas de fabricação, instruindo os produtores sobre melhor forma de produção, conservação, embalagem e higiene, assegurando e evitando a proliferação de doenças. A sede será no prédio da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (SEMTRAR), e sua inauguração está prevista para abril. Para ter acesso à essa inspeção e certificação, os pequenos produtores devem realizar cadastro e seguir as especificações necessárias. “A certificação possibilitará a venda dos produtos nas grandes redes, ampliando a fabricação e arrecadação do produtor, tornando-o legal, evitando a venda clandestina”, afirma o agente sanitário Marcos Antônio Pereira.