A Base Descentralizada SAMU/192 – Senador Canedo inicia no dia 2 de setembro o serviço de atendimento móvel de atendimento avançado (USA). Popularmente conhecida como UTI Móvel, a estrutura é adequada para prestação de socorro em casos de acidentes graves e também transporte de pacientes graves, em casos de alta complexidade.
A USA é formada por uma equipe com condutor socorrista, enfermeiro e médico. Que são capazes de realizar procedimentos mais invasivos, que podem ser de extrema importância nas ocorrências, como parto, intubação, drenagem torácica, e demais. A ambulância (UTI) é equipada com aparelhos de alta tecnologia, como respirador mecânico, cardioversor, bomba de infusão, monitorizarão de oximetria, materiais para imobilização e ampla cartela de medicamentos que podem ser usadas nas ocorrências de emergência.

Parceria e mais investimentos

O serviço será ofertado pela Prefeitura Municipal de Senador Canedo, em parceria com o Ministério da Saúde, garantindo mais eficiência nos atendimentos disponibilizados pelo SAMU/192 do município. Junto ao início da atuação da USA, serão entregues também equipamentos de proteção individual (EPIs), e demais acessórios que serão usadas pelos condutores da motolâncias.
Trata-se de mais um investimento da administração municipal, que vem atuando para eficácia do atendimento pré-hospitalar, que este seja seguro e ágil. Fatores imprescindíveis para ocorrências, que garante ao paciente mais chance de sobrevida, inclusive, evitando sequelas, que podem ser fatais ou mesmo permanentes.
A Base independente do SAMU foi inaugurada no dia 19 de junho de 2017, com duas unidades de suporte básico. No mês de maio de 2018 foram implantadas duas motolâncias, acompanhando o crescimento da cidade, e o número de ocorrências, que supera a 6971 atendimentos, de janeiro de 2016 a 26 de agosto de 2019, uma ambulância do suporte básico foi substituída por um modelo mais novo, no ano passado, e agora receberá a USA e demais aquisições.