Projeto envolve alunos no ensino a matemática de forma prática

O Projeto Formas Geométricas foi desenvolvido com alunos do 6º ao 9º ano da Escola Municipal Abdon Ferreira Carvalho. A ação desenvolvida por professores de matemática, com o intuito de deixar a matemática mais próxima ao cotidiano dos alunos. Foram desenvolvidas estruturas geométricas com o uso de materiais recicláveis e até mesmo jujubas.
Para tirar a matemática dos livros, os professores da rede municipal Lucimar Rodrigues, Jhonatans da Silva e Reginaldo Barbosa desenvolveram uma iniciativa com alunos de 12 a 14 anos que envolve o ensino de termos algébricos e geometria com a confecção de estruturas geométricas. A iniciativa envolveu os alunos que trouxeram de casa cabos de rodos para criação artística das figuras mais conhecidas da geometria: triângulo, prisma, quadrado, paralelepípedo e icosaedro, que utilizou 30 peças.

Além das estruturas criadas pelos alunos usando palitos e jujuba. Os alunos realizaram hoje, 5 de maio, a apresentação dos projetos para toda a escola. As estudantes do 7º ano, Kássia Fernanda e Thays Freitas eram uma das expositoras. “É muito bom aprender e também ensinar, e desta forma, com as estruturas é muito mais fácil”, explica as alunas. Com as peças feitas em jujuba, Jadson Oliveira e Matheus Fernandes, narrava como ficaram muito mais interessantes as aulas de matemática.