A Prefeitura de Senador Canedo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, atende mais de 200 crianças e adolescentes, com até 17 anos, pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Em um segundo turno, enquanto elas estão fora da sala de aula, de duas a três vezes por semana, tem atividades quais desenvolvem interação social, lazer e demais ações educativas e culturais.

Os menores são assistidos em unidades mais próximas as suas casas, pelos Centros de Referência e Assistência Social, em programações diversas, que vão desde passeios, gincanas a oficinas. São programações diferentes da rotina da maior parte destas crianças e adolescentes, que tem a oportunidade de aprendizado em temáticas distintas, e a ambientes, que muitas vezes elas não estão inclusas em seu cotidiano familiar. “ Temos de oficinas sobre consciência ambiental a passeio no Cinema, palestras sobre violência, e atividades que são desenvolvidas para garantir que este menor tenha um leque de informações positivas, e inclusivas, para trazer referências que serão importantes para seu crescimento humano e também como cidadão”, enfatiza secretária de Assistência Social, Lucivane Dionizio.

Ação parceira no desenvolvimento humano

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI). Trata-se de uma implantação de um programa do Governo Federal, executado pela administração municipal, com objetivo de promover atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras, de acordo com a idade dos usuários. É a oportunidade de estimular e orientar na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares.

As atividades são planejadas de uma forma de abranger e trabalhar de forma responsável e também agradável os menores, uma das faixas atendidas pelo programa. São passeios, viagens, oficinas de música, dança, esportes, que são organizados de forma dinâmica. “Muita das ações, como dia de parque, cinema, passeio no Museu, comemoração de aniversariantes do mês, entre outros, só é possível pelo cuidado e empenho de demais parceiros, como o Ministério Público, empresários e cidadãos que acreditam na importância do cuidado com estes menores”, explica a primeira-dama Laudeni Lemes, idealizadora de muitas programações, como Dia no Museu, Visita ao Memorial do Cerrado e demais atividades.