Plano de Governo

SENADOR CANEDO COM MAIS DESENVOLVIMENTO E MAIS QUALIDADE DE VIDA

1. FUNDAMENTAÇÃO DO PLANO

O verdadeiro Desenvolvimento se caracteriza pela associação entre o crescimento econômico e os avanços sociais. É claro que a base do desenvolvimento é o crescimento econômico, com geração de empregos e melhoria da renda das pessoa, mas isto não é o bastante para que se tenha uma sociedade desenvolvida. É preciso associar a uma economia forte e dinâmica, a melhoria das condições de vida das pessoas que fazem esta economia crescer. Fazer com que as pessoas sejam beneficiadas pelos resultados do processo de crescimento econômico e geração de riquezas é fundamental para a construção de uma sociedade menos desigual, mais pacificada e, portanto, mais justa. As pessoas precisam de mais emprego e renda para as suas famílias, com oferta pelo Poder Público, de educação de qualidade e de um atendimento em saúde humanitário e eficiente. São igualmente direitos fundamentais das famílias, o de ir e vir com maior e melhor capacidade de mobilidade, pelo transporte público e outras modalidades de deslocamento da população e de forma inquestionável, como de absoluta prioridade o direito de cada cidadão à segurança e à proteção social. Mas também a ordenação territorial, qualidade ambiental e a forma como as pessoas vivem e tem acesso à infraestrutura urbana são condições essenciais a ser considerados como indicadores do nível de desenvolvimento da sociedade. Uma sociedade desenvolvida não pode prescindir do saneamento básico, com água tratada e esgotos, em moradias decentes apoiadas em infraestrutura urbana adequada, com asfalto, meio fio, rede de águas pluviais, iluminação pública, praças, jardins etc., que convivam em harmonia com o meio ambiente, com as nascentes e os cursos d’água, com as matas ciliares e os bosques e com um ar livre de poluição.

Mas, infelizmente este desenvolvimento perfeito não é encontrado na sua totalidade em parte alguma. Em país nenhum, ou mesmo em qualquer cidade do mundo. Entretanto, a sua não existência plena, não pode nos fazer desanimar ou tirar nossa motivação para escolher um modelo de desenvolvimento adequado a Senador Canedo que tenha essas características ideais e esteja apoiado na realidade local.

Em resumo o Desenvolvimento que se defende é aquele que associa o crescimento econômico com o desenvolvimento social, em estreita harmonia com a estruturação urbana da cidade e com a preservação da qualidade ambiental.

A construção deste projeto não pode, porém, ser atribuição exclusiva dos técnicos e especialistas, mas deve caber, principalmente, aos cidadãos homens e mulheres chamadas a participar do processo, independentemente do posicionamento social de cada um, de suas ideias, críticas e sugestões. Esta participação que já começou na elaboração deste Plano de Governo, tem que ser lena e permanente. A participação na futura administração municipal, vai se dar dentro de uma ampla abertura por parte dó novo Prefeito, que possibilitará a presença do cidadão em todas as etapas do processo administrativo: planejamento dos programas, fiscalização das ações e das contas da Prefeitura e, de forma mais inovadora, também na execução de ações. É esta participação plena, neste três momentos que podemos caracterizar, este novo jeito de governar, como uma Administração Compartilhada.

A Administração Compartilhada é uma exigência atual para uma boa gestão. Ela é resultante de vários fatores como o crescimento econômico, as novas tecnologias, a revolução da informática e as exigências da nova democracia por mais participação e transparência. O novo jeito de administrar exige abertura, diálogo com a população, mas exige, fundamentalmente, resultados. Atendimento às demandas da população e o cumprimento dos compromissos assumidos.

É a Administração Compartilhada que vai permitir somar, ao sempre pequeno orçamento próprio da Prefeitura, os recursos públicos dos governos Estadual e Federal e, num sinal dos tempos modernos, os recursos da sociedade civil. Ou seja, a Administração Compartilhada acrescenta à Prefeitura através da Parceria Pública e também da Parceria Privada, novos recursos adicionais que multiplicam e viabilizam os projetos municipais.

Mas o que a Administração Compartilhada tem de mais interessante e saudável, para uma nova forma de administrar, é a abertura que ela traz para uma participação mais completa da população, presente e permanente que é saneadora de possíveis irregularidades, fator de agilização e de melhoria da qualidade das obras e serviços públicos e, além disto, tudo capaz de baratear os custos.

2. PRINCIPIOS DA ADMINISTRAÇÃO DE DIVINO LEMES E WALTER PAULO

São princípios e compromissos permanentes da Nova Prefeitura:

2.1 Todos os atos da nova administração tem que estar em conformidade com os princípios legais.

2.2 A nova administração se pautará pela ética e a moralidade, de forma que todo ato administrativo além de ser legal, tem que ser moral.

2.3 A nova administração se orientará pela impessoalidade com a exclusão de toda e qualquer promoção pessoal.

2.4 As normas e atos administrativos terão sempre como objetivo o interesse público.

2.5 Todos os atos administrativos serão objeto de divulgação e terão objetivo educativo, informativo e de interesse social.

2.6 A nova administração será sempre eficiente agindo de modo rápido e preciso para satisfazer as necessidades da população.

2.7 A participação da população é o objetivo maior da nova administração compartilhada que para isso criará canais de acesso e mecanismos para ouvir as pessoas.

2.8 A nova administração será transparente tendo como política usual a prestação de contas de atos e despesas da Prefeitura.

2.9 A descentralização, o aceso fácil e a proximidade da população serão instrumentos presentes no combate à burocracia administrativa.

2.10 A nova administração é democrática no tratamento igualitário a todos os cidadãos.

3. OS EIXOS DA NOVA ADMINISTRAÇÃO COMPARTILHADA

A Nova e Moderna Administração da Prefeitura de Senador Canedo tem um Plano de Desenvolvimento que se apoia em 04 Eixos Básicos:

3.1 Senador Canedo com Economia Forte e Diversificada: é o eixo econômico que abrange a implementação de planos, projetos e ações para fortalecer e diversificar a economia do município com:

a) apoio à ampliação e diversificação do Polo Petroquímico e dos outros polos industriais já instalados;

b) implementar uma forte poítica de atração de empresas e investimentos para o município;

c) Apoiar o desenvolvimento de atividades agrícolas;

d) Fomentar o empreendedorismo;

e) Apoiar o desenvolvimento do comércio e serviços locais com a priorização destes por parte da Prefeitura;

f) Trabalhar para a melhor formação e qualificação da mão de obra local e sua prioridade na ocupação dos empregos gerados no município.

3.2 Senador Canedo Socialmente Mais Justa: é o eixo social que compreende as políticas e ações de atendimento público social acessível a toda a população e dando uma tenção especial às pessoas mais necessitadas ou vulneráveis, através de:

a)Reestruturação e melhoria do atendimento em saúde;

b) Avanço da educação básica pública com melhoria da qualidade do ensino;

c) Implantação e apoio à organização de cursos e projetos para a formação e qualificação profissional;

d) Desenvolvimento de um amplo Programa de Creches e Pré-escolas operadas diretamente ou de forma conveniada;

e) Programa de Moradias Populares com base em parcerias com os Governos do Estado e Federal; Proteção Social aos mais vulneráveis com um forte programa de inclusão social unificador de todos os programas sociais municipal, estadual e federal numa Rede de Proteção Social Municipal com o foco na Família e a partir de um Cadastro Único.

3.3. Senador Canedo com Território Organizado e o Meio Ambiente Respeitado: é o eixo de ordenação territorial e da política do meio ambiente com:

a) Revisão do Plano Diretor do Município;

b) a obediência ao Planejamento Físico-Territorial e às diretrizes de Uso e Ocupação do solo;

c) uma nova legislação sobre o meio ambiente municipal compatibilizando o desenvolvimento com a preservação da qualidade ambiental.

3.4 Senador Canedo com Gestão Planejada, Eficiente e Compartilhada: é o eixo que dá as diretrizes e orienta as ações de Gestão da Prefeitura, modernizando a administração e que é caracterizada pelos seguintes pontos:

a) Reforma administrativa com a implantação de uma Gestão Planejada e Moderna;

b) prestação de serviços públicos municipais com agilidade e qualidade e especialmente, acessível aos cidadãos;

c) Manutenção de equilíbrio fiscal compatibilizando os gastos com as receitas e os recursos disponíveis;

d) Administração Transparente, Acessível e Participativa, em todas as etapas do processo de gestão, ou seja desde o planejamento, passando pela execução e o tempo prestando contas e fiscalizada pela população;

e) valorizando e apoiando a formação e crescimento dos funcionários públicos municipais, reconhecidos como fundamentais para o sucesso e a realização de obras e serviços da Prefeitura e a satisfação da população.

Dentro destes quatro eixos e com base nas diretrizes já apontadas, se colocam os projetos e ações da Prefeitura, surgidos do diálogo e da participação da população e não de discursos demagógicos, escolhidos por serem efetivamente viáveis e compatíveis com a realidade do município.

A Nova Forma de Administrar que vai ser inaugurada com a Nova Prefeitura trabalha junto com o povo, procurando fazer mais com menos, buscando o aumento da produtividade, da agilidade e da qualidade, e, ao mesmo tempo, exercitando sempre a ousadia criativa com foco nos bons resultados.

4. SENADOR CANEDO SOCIALMENTE MAIS JUSTO: PROGRAMAS, PROJETOS E AÇÕES SOCIAIS PARA MELHORAR A VIDA DE TODOS

A Nova Administração de Divino Lemes – Walter Paulo tem na área social a maior de todas as suas prioridades. Programas, projetos e ações sociais são apresentados a seguir, como compromissos que vão fazer uma profunda mudança, para melhor, no dia a dia dos canedenses.

4.1 SAÚDE COM ATENDIMENTO MAIS HUMANO, EFICIENTE E PRÓXIMO DAS PESSOAS

Quem tem saúde, tem tudo. Toda e qualquer pessoa que precisar de atendimento em saúde tem que poder contar com um atendimento pronto, humanizado e que resolva a situação de dificuldades pela qual a pessoa está passando.

Para mudar a difícil situação da saúde em Senador Canedo, Divino Lemes – Walter Paulo propõem uma grande reformulação do atual atendimento em saúde que vem sendo mal realizado pela Prefeitura.

São propostas para o Novo Atendimento em Saúde:

● Aumentar o número de PSF’s, dotando-os de mais médicos, enfermeiros e profissionais da área da saúde, assim como dos equipamentos e condições necessárias a um bom e pronto atendimento;

● Criar uma nova Central de Ambulâncias “Leva e Traz” para atender, com presteza, o cidadão;

● Expandir e criar nos bairros que não tem atendimento, Ambulatórios 24 Horas, com médicos e enfermeiras, para primeiros socorros e contando com ambulância dia e noite, inclusive nos feriados;

● Fortalecer as ações de prevenção de doenças e de promoção da saúde;

● Construir 02 UPAs – Unidade de Pronto Atendimento nos setores mais densamente povoados de Senador Canedo;

● Realizar mutirões de consulta nas especialidades onde houver demanda reprimida, incluindo atendimento para exames de doenças da visão;

● Organizar o sistema de consultas médicas, com marcação por telefone – Digite Consulta e uma Central para Auxílio a Exames Médicos;

● Criar um Programa de Saúde da Mulher e priorizar o acompanhamento de gestantes e das crianças recém nascidas;

● Implantar um Programa Especial para Apoio em Saúde aos Idosos;

● Fortalecer o Conselho Municipal de Políticas Contra as Drogas;

● Ampliar o atendimento de dependentes químicos através de convênios com entidades públicas e filantrópicas.

4.2 A EDUCAÇÃO É O CAMINHO MAIS CERTO E SEGURO PARA O FUTURO

A educação de qualidade e com ampliação do tempo de permanência do aluno na escola consiste na grande meta que se pretende atingir nos próximos quatro anos de administração municipal. Neste sentido, compreende-se que a educação de qualidade passa pelo direito ao acesso à escolarização na Educação Infantil. É meta da futura administração, duplicar o número de vagas diretas ou conveniadas em creches no município de Senador Canedo.

É também uma grande preocupação da Futura Prefeitura a demanda por ensino médio de qualidade e a oferta de cursos que profissionalizem os jovens e os ajude a conseguir o primeiro emprego e entrar no mercado de trabalho.

São propostas da Nova Administração Divino Lemes e Walter Paulo:

● Atender a enorme demanda por vagas em creches, de forma direta com a construção de novas unidades ou através de convênios com rede privada ou filantrópica;

● Reformas, ampliações e construção de novas escolas de Ensino Básico no município;

● Ampliar o número de alunos sob o regime de educação integral;

● Distribuição gratuita anual de uniformes para todos os alunos da rede municipal de ensino, juntamente com o material didático compatível com a faixa de idade da criança;

● Elevar o padrão de qualidade da merenda escolar, ampliando a quantidade de gêneros alimentícios utilizados;

● Aumentar e melhorar a qualidade do transporte escolar;

● Ampliar a qualidade e abrangência do atendimento de crianças com necessidades especiais;

● Ampliar o programa de formação continuada para todos os profissionais da educação, em parceria com instituições de ensino superior;

● Investir em novas unidades de Ensino Médio diretamente ou em parceria com o governo Estadual;

● Implantar cursos profissionalizantes para suprir a carência de mão de obra qualificada no município e na região;

● Criar uma Bolsa Universitária Municipal para ampliar o apoio ao acesso ao ensino superior dos jovens de Senador Canedo.

4.3 MAIS SEGURANÇA PARA UM CANEDO SEM VIOLÊNCIA E SEM MEDO

Embora a segurança pública seja exercida pelas polícias federais e estaduais, conforme estabelece a Constituição Federal em seu artigo 144, a Prefeitura pode e deve contribuir dentro de seus limites legais de atuação.

A situação de insegurança e de medo vivenciada no dia a dia pelo cidadão de Senador Canedo tem que ser, com toda a prioridade combatida pela Prefeitura em estreita colaboração com as polícias federal, militar e civil estaduais e o corpo de bombeiros. A este conjunto de forças deve-se aliar a Guarda Municipal que pode e deve ter um papel ativo na melhoria da segurança dos canadenses.

A Prefeitura de Senador Canedo, na nova administração vai instituir o Programa Canedo Sem Medo que terá entre seus principais tópicos os seguintes:

● Criar o Comitê Municipal de Segurança com a participação das polícias federal, militar, civil e do corpo de bombeiros, bem como odos órgãos municipais guarda municipal e agências do município com o poder de polícia como a de Trânsito e a do Meio Ambiente, para planejar e monitorar as ações que melhorem a segurança dos cidadãos de Senador Canedo;

● Ampliar o efetivo, melhorar a qualificação e o treinamento e adquirir melhor e maior armamento para a Guarda Municipal;

● Implantar com maior eficiência a vigilância patrimonial, através da Guarda Municipal, para defender as instalações físicas do poder público;

● Implantar uma extensa rede de monitoramento eletrônico urbano, através de câmeras, com imagens 24 horas por dia e uma central de monitoramento;

● Intensificar e melhorar a iluminação pública com especial atenção para os locais mais visados como porta de escolas, praças, parques e outros locais com eventos noturnos;

● Eliminar matagais em terrenos baldios e espaços que possam servir de esconderijo para marginais.

4.4 HABITAÇÃO SONHO DE MUITOS E ENDEREÇO DA CIDADANIA

Possuir um local seguro, confortável e digno para viver com sua família é o sonho de muitos cidadãos canedenses que ainda não tiveram a oportunidade de adquirir ou construir sua casa própria.

Existem programas habitacionais de grande importância sob os cuidados do Governo Federal, Minha Casa Minha Vida e do Governo do Estado de Goiás, Cheque Moradia e Cheque Reforma. Em associação com estes programas e com planejamento próprio de acordo com as necessidades da população do município de Senador Canedo, a futura administração de Divino Lemes e Walter Paulo vai propor um Programa de Moradia Popular para o município.

As principais ações são:

● Dar cumprimento ao que preceitua o Plano Municipal de Habitação, a ser implantado;

● Captar recursos federais e estaduais para construir novas casas populares e realizar melhorias em habitações de interesse social;

● Fazer novas inscrições de interessados nos Programas Minha Casa Minha Vida e Cheque Moradia e Cheque Reforma;

● Buscar parcerias com instituições sem fins lucrativos e clubes de serviço para ampliar a oferta de moradia às famílias de baixa renda;

● Dar apoio às famílias em condições desumanas, para que possam reformar ou ampliar suas casas e terem uma moradia digna.

4.5 TRANSPORTE PÚBLICO DE QUALIDADE E CONFIÁVEL

O Sistema de Transportes Coletivos de Senador Canedo faz parte do Sistema Metropolitano de Transportes Coletivos que atende, de forma integrada, Goiânia e mais 18 cidades da Região Metropolitana de Goiânia.

A principal linha de atendimento é operada pela METROBUS, empresa do Governo Estadual e a cidade tem um bom Terminal no centro da cidade.

Contudo os passageiros se ressentem de mais linhas de ônibus e de um funcionamento com melhor qualidade. A baixa qualidade tem como principais itens de reclamação a superlotação, a falta de pontualidade, o pequeno número de ônibus, a falta de conforto e segurança nas viagens, a timidez e o desconforto dos abrigos nas paradas que fazem com que os passageiros não tenham confiança neste sistema de transportes.

São compromisso de Divino Lemes e Walter Paulo para melhorar o Transporte Coletivo:

● Participar ativamente da Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo – CDTC e defender o interesse dos passageiros de Senador Canedo quanto à atualização e aumente das linhas e a melhoria do conforto nos ônibus;

● Completar a rede de abrigo de ônibus em todo o município e exigir, com a participação da Prefeitura um novo tipo de abrigo mais seguro e que proteja do sol e da chuva;

● Exigir um aumento da frota e maior pontualidade dos ônibus que percorrem o município, para acabar com a superlotação;

● Exigir das empresas de ônibus maior segurança para os passageiros.

4.6 ASSISTÊNCIA SOCIAL É PROMOÇÃO DA CIDADANIA

A Assistência Social como política de proteção social configura-se como uma ferramenta da maior importância para apoio aos mais vulneráveis e para a inclusão social dos mais pobres que estão excluídos do mundo do trabalho da sociedade.

Uma Prefeitura que tenha compromisso com os mais pobres e vulneráveis não pode deixar de priorizar programas e ações que visem resgatar a cidadania dos excluídos em ampliar as oportunidades para aqueles que precisam de uma rede de proteção social.

O Programa de Governo de Divino Lemes – Walter Paulo tem como principais ações na área de proteção social:

● Criar uma Rede de Proteção Social do Município de Senador Canedo, incluindo todos os programas e ações da Prefeitura na área de Assistência Social;

● Implantar o Cadastro único das Famílias de baixa renda para que o atendimento seja feito por unidade familiar e compreenda todos os programas da rede de proteção social do município;

● Unificar os programas e ações do Governo Federal (Bolsa Família), do Governo Estadual (Renda Cidadã) e da Prefeitura, para aumentar a inclusão de beneficiários do município;

● Criar Centros de Atenção à Pessoa Idosa, como locais de passagem e de informação e lazer para aas pessoas da terceira idade;

● Encaminhar ações de apoio e realização de convênios com entidades sem fins lucrativos ou filantrópicas que trabalham para pessoas com necessidades especiais ou portadoras de deficiência;

● Criar novos Centros Regionais de Assistência Social – CRAS para aplicação da Política Municipal de Assistência Social.

4.7 A GENTE QUER TAMBEM CULTURA, DIVERSÃO E ESPORTE

As áreas de cultura e Esporte são importante para a melhor formação, informação e lazer da população, especialmente da juventude canedense.

As principais propostas nas áreas de Cultura e Esportes, da futura Administração de Divino Lemes – Walter Paulo, são:

● Cadastrar os movimentos culturais existentes no município;

● Apoiar a elaboração de projetos para a captação de recursos para as atividades culturais;

● Implanta o Centro Integrado de Esportes;

● Criar novos espaços seguros para caminhadas sob orientação de monitores e com equipamentos para exercícios físicos.

4.8 SANEAMENTO BÁSICO É SAÚDE E MELHOR QUALIDADE DE VIDA

O Sistema de Águas e Esgotos de Senador Canedo é operacionalizado pela Prefeitura. Com o crescimento da população e sua distribuição pelo município, bem como em função das más gestões municipais recentes, o Sistema de Abastecimento de Água de Senador Canedo vem sofrendo muitas críticas. As principais são frequentes crises de falta d’água em muitos locais e também quanto à qualidade do produto. É preciso com urgência, novos investimentos que permitam atender a toda a demanda da população, com mesma eficiência em todos os setores do município e recuperar a confiança da de todos no Sistema.

Outra questão fundamental é a inexpressiva rede de esgotos e a falta de uma unidade de tratamento para evitar o despejo dos dejetos sanitários nos córregos e mananciais do município.

As principais propostas e ações da Nova Prefeitura para o Saneamento Básico são:

● Investir na implantação de novas captações para acabar com as crises de falta do produto e assegurar água a todos os canedenses;

● Investir na ampliação da rede de distribuição para atender às novas demandas que surgiram com a expansão da população no município;

● Investir no tratamento da água e assim melhorar a qualidade da água tratada distribuída à população;

● Retomar, ampliar e concluir a rede de esgotos sanitários em implantação no município de Senador Canedo;

● Retomar, melhorar e concluir a construção da Estação de Tratamento de Esgotos.

5. PREPARAR SENADOR CANEDO PARA NOVO SALTO DE CRESCIMENTO

A base do Desenvolvimento de uma cidade é a o seu dinamismo econômico. Nenhuma cidade se desenvolve no mundo moderno, se ela não tiver competitividade: a capacidade de concorrer com vantagens, aos recursos disponíveis no mercado e na área pública para investimentos.

Senador Canedo tem, desde a sua emancipação, buscado trilhar o caminho do crescimento econômico. A sua grande e principal conquista foi encaminhada por Divino Lemes, ainda no seu primeiro mandato como Prefeito, ao conseguir a implantação do Polo Petroquímico de Senador Canedo. O nascimento e crescimento deste polo trouxe além de inúmeros empregos e renda para a cidade, um sem número de empreendimentos que fizeram do município, o 4º em arrecadação de impostos no Estado de Goiás.

Mas não dá pra ficar parado e acomodado à pujança do Polo Petroquímico e dos iniciais outros polos ou parques de empresas. É preciso avançar muito mais. A crise econômica que está aí ensina que é preciso primeiro, continuar a diversificação da economia canedense para fortalecê-la e torna-la mais resistente. E em segundo lugar, ampliar e apoiar fortemente, o crescimento do s demais polos industriais do município. E por último, ressaltar a preocupação com a ocupação de empregos pelos trabalhadores, homens e mulheres de Senador Canedo. Para isso, um forte programa de formação e qualificação de mão de obra tem que ser concebido e implementado pela Nova Prefeitura.

Estas são as principais propostas e ações de Divino Lemes e Walter Paulo para o incremento do crescimento econômico:

5.1 Apoiar o crescimento e a maior diversificação do Polo Petroquímico de Senador Canedo, responsável pela maior parte da geração de empregos e renda do município.

5.2 Programas de Incentivos para a atração de novas empresas para os polos existentes e novos que serão criados.

5.3 Fomentar o empreendedorismo por aumento da oferta de microcrédito, oferecimento de capacitações e treinamentos aos empreendedores individu.ais e apoio na promoção de eventos que estimulem a economia local.

5.4 Criar o Banco do Povo Municipal para ofertar o microcrédito.

5.5 Incentivar a criação de um Polo Atacadista para atrair grande grupos atacadistas e apoia-los na sua instalação em Senador Canedo.

5.6 Trabalhar para uma melhor redistribuição de Agências Bancárias nos diversos setores de Senador Canedo.

5.7 Incentivar a diversificação e o crescimento da produção junto à agricultura, a avicultura, a piscicultura e floricultura.

5.8 Criar o Programa Parceria Que Dá Trabalho, para requalificação profissional e inserção no mercado de trabalho, de trabalhadores desempregados, ao mesmo tempo que possa disponibilizar informações sobre a legislação e os direitos dos trabalhadores.

5.9 Criar Cooperativas Populares de Produção e Prestação de Serviços, identificando oportunidades para grupos organizados de moradores, donas de casa, jovens, etc. de Senador Canedo e estimula-los com base nos princípios de autogestão, cooperação.

5.10 Priorizar o comercio e os prestadores de serviços de Senador Canedo, no atendimento à Prefeitura.

5.11 Valorizar em todas as oportunidades o morador local, seja no preenchimento de vagas na administração ou em postos de trabalho.

6. ORGANIZAR PARA CANEDO CRESCER COM QUALIDADE DE VIDA E OPORTUNIDADE PARA TODOS

Dois fundamentos importantíssimos no processo de dinamismo econômico e da melhoria social de um município são uma organização físico– territorial adequada e uma relação harmoniosa com a natureza. Sem estas duas condições, a cidade corre o risco de ser preterida nos investimentos e não poder dar a seus moradores uma condição mais digna de viver.

A desorganização territorial ou a má organização do espaço é um fator de preocupação de primeira ordem, pois a má ocupação do território conduz um município a sofrer sequelas pelo resto de sua existência, ao mesmo tempo em que lhe tira condições de avançar e se desenvolver com sustentabilidade. Este último aspecto é fundamental não só para assegurar as melhores condições de vida, mas também porque hoje é uma exigência importante para a atração de investimentos e para o financiamento de projetos que possam desenvolver o município.

Por isso, a futura gestão de Divino Lemes e Walter Paulo tem um compromisso expresso em fazer uma administração planejada. E o primeiro planejamento é o da ocupação ordenada do território respeitando o meio ambiente. Ou seja, um compromisso de desenvolver o município em harmonia com a natureza e em favor dos seus moradores.

São estes os principais programas e ações, nas áreas do planejamento territorial e do meio ambiente, da Nova Prefeitura:

6.1 Fazer a revisão Físico-Territorial e do Plano Diretor de Senador Canedo, com transparência e participação de todos no município.

6.2 Implantar um Novo Plano de Preservação e Manejo dos Recursos Hídricos e das Matas de Senador Canedo, com a participação da comunidade e sem prejuízos para os empreendedores e a qualidade de vida das pessoas.

6.3 Requalificar os Parques existentes e criar novos parques próximos aos diferentes setores de Senador Canedo.

6.4 Investir na infraestrutura viária e obras de urbanização, com a construção de galerias pluviais, bocas de lobo, recomposição dos meio fios e um programa específico para a melhor mobilidade das pessoas nas calçadas.

6.5 Implementar soluções diversas de engenharia de tráfego e operação do trânsito e melhorar a organização e sinalização do trânsito, com mais semáforos, inclusive para pedestres, com pintura e equipamentos mais modernos para aumentar a fluidez do trânsito e a segurança das pessoas.

6.6 Implantar um Sistema de Fiscalização Ativo e Educativo, com aumento do efetivo da Agência de Trânsito e valorização e intenso treinamento dos funcionários.

7. PREFEITURA ABERTA, EFICIENTE E PRÓXIMA DO POVO

A população de Senador Canedo sente a falta de uma Prefeitura que ouça as críticas e sugestões das pessoas e que trabalhe de forma aberta e transparente junto e com a comunidade.

Uma Prefeitura distanciada da população perde um de seus principais recursos para fazer uma boa administração que é a parceria e a cooperação do povo no enfrentar dos problemas e na adoção das soluções. Ninguém pode fazer tudo de um vez. As demandas são muitas e precisam ser enfrentadas com os recursos disponíveis, que nunca são o bastante para todos os problemas, e por isso mesmo precisam se hierarquizados ou priorizados. Aí a se materializa a importância da participação da população junto ao Prefeito para priorizar e realizar com mais agilidade e menor custo.

Outra questão básica na administração é o papel fundamental do servidor público. Nenhuma administração pode ter sucesso se não contar com a participação ativa e essencial do servidor público. É a ele que se deve a qualidade da prestação dos serviços públicos. Por isso é nele que uma administração responsável tem que investir fortemente: na sua qualificação e na sua valorização.

Por fim, mas não em último lugar, a Nova Prefeitura vai ter que reestruturar o serviço público de Canedo para que se possa ter uma administração mais moderna, mais ágil e mais eficiente. O mundo moderno tem as ferramentas que se necessita para modernizar a máquina administrativa e treinar os funcionários da Prefeitura. O que está faltando à atual administração é conhecimento e falta de vontade para melhorar os serviços públicos de Senador Canedo.

São estas as principais ações e programas de Divino Lemes e Walter Paulo para modernizar e melhorar a eficiência da Nova Prefeitura:

7.1 Aproximar a Prefeitura do Povo e Descentralizar os Serviços, com Prefeituras Itinerantes nos bairros e instalação de unidades nos principais setores do município.

7.1 Introduzir o Planejamento no dia a dia da administração como principal instrumento de concepção e ferramenta de trabalho na Nova Prefeitura.

7.2 Respeitar o Orçamento do município que será real e responsável: não se gasta mais do que se consegue reunir de recursos.

7.3 Melhorar a qualidade dos serviços públicos de limpeza, coleta de lixo, iluminação pública, manutenção das ruas, meio fios e bueiros e redes de água pluvial.

7.4 Legislação e criação de mecanismos de transparencia e prestação de contas a população, diretamente em boletins da Prefeitura e nos site e outros meios da mídia e de redes sociais, de forma a cumprir com o compromisso de manter a informação contínua e o diálogo.

7.5 Criar Conselhos de Participação Popular nas 03 principais regiões do município e com a participação de representantes de todos os setores, para discutir e encaminhar soluções para os problemas dos bairros e ajudar a Prefeitura a definir prioridades.

7.6 Implantar o acesso gratuito à INTERNET , começando por logradouros públicos de maior frequência e todas as unidades da Prefeitura, dentro de uma Política de Inclusão Digital que favorece a informação do cidadão e o crescimento de sua consciência e participação democrática.

7.7 Valorizar o servidor público como instrumento essencial e principal colaborador, para a realização de uma boa gestão na Prefeitura, implantando um Novo Plano de Cargos e Salários que realmente permita a progressão e a devida remuneração do servidor e dando-lhes modernas condições para melhorar os seus desempenhos.

7.8 Criar o Centro de Formação do Servidor Público Municipal, para permitir o aprimoramento e a constante melhoria na qualificação dos funcionários públicos municipais.

7.9. Corrigir as defasagens salariais dos servidores municipais existentes e outras injustiças.

MAIS DESENVOLVIMENTO MAIS QUALIDADE DE VIDA!

8. ELABORAÇÃO E CONTRIBUIÇÕES

Este Programa de Governo é resultado de um amplo e democrático processo de elaboração com a realização de um exercício permanente de dialogar e de ouvir a população por parte dos candidatos e de sua equipe de campanha.

Foram inúmeras reuniões com pessoas e grupos de diferentes atividades profissionais como professores, profissionais em saúde, empresários, funcionários públicos, pessoas ligadas à área social, trabalhadores e técnicos das mais diversas áreas que nos permitiram coletar as informações, opiniões, análises críticas e sugestões que vieram a compor este Programa de Governo.

A todos os consultados que cooperaram de forma voluntária e cívica queremos transmitir o nosso profundo agradecimento, certos que este será um guia para devolver a ESPERANÇA DE DIAS MELHORES PARA SENADOR CANEDO.

Um agradecimento especial à equipe mais diretamente envolvida através dos colaboradores: Dr. Claúdio Cirino, Waldison Jacinto, Laudeni e Eliane, Professores Shirley, Cláudio e Serginho, Sílvia e Hadny, Pastor Lamberto, Adevan, Lineken, Valter Vieira, Viviane, Gustavo Ieda, Adevair, Dr. Aureolino Ivo, Ricardo Niemeyer e todos os companheiros e amigos que participaram, de uma forma ou de outra e que agradecemos de coração e que pedimos se sintam citados.

FLUXOGRAMA DO PLANO ESTRATÉGICO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE SENADOR CANEDO

PLANO ESTRATÉGICO DE SENADOR CANEDO

Economia Forte e Diversificada:

● Apoiar o crescimento e a maior diversificação do Polo Petroquímico;

● Incentivos para a Atração de Novas Empresas;

● Fomentar o Empreendedorismo;

● Criar o Banco do Povo Municipal;

● Incentivar o Crescimento do Polo Atacadista;

● Redistribuição de Agências Bancárias;

● Incentivar o Crescimento e Diversificação da Produção, Agricultura, Piscicultura;

● Programa parceria que do Trabalho;

● Incentivar cooperativas Populares de Produção e prestação de Serviços.

Socialmente Mais Justa:

● Atendimento em Saúde: Mais Humano, Eficiente e Próximo de Você;

● Educação é o Caminho Mais Certo e Seguro para o Futuro;

● Mais Segurança Para Um Canedo Sem Violência e sem Medo;

● Habitação Sonho de Muitos Endereço da Cidadania;

● Transporte Público de Qualidade e Confiável;

● Assistência Social é Promoção da Cidadania;

● A Gente quer também Cultura, Diversão e Esporte;

● Assegurar a Captação e Ampliação do Sistema de Água Tratada e Implantar Rede de Esgoto.

Território Organizado Meio, Ambiente Respeitado:

● Revisão Físico – Territorial do Plano Diretor;

● Novo Plano de Preservação Ambiental e Manejo dos Recursos Hídricos e das Matas;

● Requalificar Parques Existentes e Criar Novos Parques;

● Investir na Infraestrutura Viária e Obras de Urbanização;

● Soluções de Engenharia de Tráfego e Operação de Trânsito;

● Sistema de Fiscalização Ativo e Educativo.

● Gestão Planejada Eficiente e Compartilhada:

● Aproximar a Prefeitura do Povo e Descentralizar os Serviços;

● Introduzir o Planejamento no Dia a Dia da Administração;

● Respeitar o Orçamento do Município;

● Melhorar a Qualidade dos Serviços Públicos;

● Legislação e Criação de Mecanismos de Transparência e Prestação de Contas a População;

● Criar Conselho de Participação Popular;

● Valorizar os Servidores Públicos Municipais e Melhorar sua Qualificação e Desempenho.