As obras para implantação da rede de tratamento de esgoto, nesta atual administração, estão sendo realizadas desde o ano de 2017, quando foi finalizada e entregue a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). As demais intervenções que garantem o funcionamento da ETE estão sendo realizadas desde dezembro do ano passado. Já está em funcionamento à elevatória de cinco bairros da região Central, e a obra de instalação de novas ligações, tornando ativo o esgotamento sanitário da cidade. As intervenções estão sendo realizados, por meio de contrato firmado entre a Prefeitura de Senador Canedo, Ministério das Cidades e Caixa Econômica. Serão implantados cerca de 142.234,00 metros de rede coletora e atenderá no total 10.941 ligações domiciliares sendo contemplando na primeira etapa os: Setores Morada do Morro, Jardim Canedo II e III. Segunda etapa os setores: Boa Vista, Nova Goiânia, Bairro Alvorada. Terceira etapa setores Jardim Todos os Santos, Setor comercial, Vila Santa Rosa, parte do setor São Francisco e parte da Vila São Sebastião.
A cada um real investido em saneamento se economiza quatro reais em saúde pública. Este é um dado fornecido pela Organização Mundial da Saúde e bastante divulgado quando o assunto é saneamento.

Mais qualidade de vida e crescimento econômico

De acordo com a Lei nº 11.445/07, o saneamento básico é um conjunto de serviços. Ele abrange abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, manejo de resíduos sólidos e drenagem das águas pluviais. Coleta e tratamento de esgoto levam à melhoria da qualidade de vida das pessoas, sobretudo na saúde infantil com redução da mortalidade infantil, melhorias na educação, na expansão do turismo, na valorização dos imóveis, na renda do trabalhador, na despoluição de rios e preservação de recursos hídricos. O tratamento do esgoto evita infiltrações de águas poluídas que acabam contaminando o solo, por meio do qual percolam, atingindo reservas naturais subterrâneas de águas, que podem ter sua pureza comprometida.

Compartilhar notícia: