Atendendo crianças a partir dos 3 anos, o Núcleo de Iniciação Esportiva, da Secretaria Municipal de Esportes, oferece diversas modalidades com aulas gratuitas em todo o município. Ao todo são 12 modalidades esportivas (futebol, vôlei, natação, karatê, kickboxing, dança, atletismo, hidroginástica, muaythai, jui-jitsu, capoeira e futsal). Para os adultos também são oferecidas as modalidades de lutas e dança.
A coordenadora da iniciação esportiva, Taynara Martins, explica que o intuito é atender toda a comunidade, com qualidade e maior número de praticantes. “Atualmente atendemos cerca de 2000 pessoas dentro do projeto. Nossa estimativa para esse ano é de ampliar para 5000 o número de alunos”, completa.
Para participar das atividades, é necessário ir à sede da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer com documentos pessoais, comprovante de endereço e laudo médico, caso queira participar das modalidades de hidroginástica e natação. Para alunos menores de 18 anos também levar a documentação do responsável. As aulas são divididas em vários pontos da cidade, e para as crianças é necessário ser matriculado na escola para ter direito a vaga.
O Núcleo também realiza vários eventos esportivos para a comunidade, como o Campeonato da Primavera, realizado somente com os alunos da iniciação esportiva, onde eles competem entre as turmas de cada região e concorrem a prêmios. Outra iniciativa é a “Rua do Lazer”, realizada em bairros diferentes da cidade, e aberto à comunidade. Taynara conta que todos os professores contratados são profissionais da área e federados, e que para realizar a ampliação das vagas irão contratar novos instrutores. “Nós queremos oferecer a qualidade de um serviço pago para nossos alunos, por isso temos empenho em contratar profissionais formados, para manter a excelência das aulas. Queremos contratar o quanto antes novos professores para atender ainda mais a população e continuar mantendo o nível do ensino”, afirma.

Mudando a rotina

Dentro de todas as atividades, as lutas são as mobilidades mais procuradas. O karatê, que atende crianças e adultos, ensina a todos a responsabilidade e respeito, princípios da luta. O sansei de karatê, Anderson Kiyoaki explica que o foco é fazer com que os alunos levem os ensinamentos para a vida, não somente no tatame. “O trabalho é voltado para o comportamento, queremos transformar o grupo em uma família, mostrar o peso da responsabilidade em todos os aspectos. O karatê, além de te dar condicionamento físico, te transforma em um cidadão melhor”, afirma o professor. Com professores federados, os alunos têm a oportunidade de participar de campeonatos em todo o país. Juntos, eles somam uma infinidade de vitórias, inclusive disputas internacionais.