Com o intuito de ampliar a produção de mudas, para recuperação de nascentes, a Agência Municipal de Meio Ambiente de Senador Canedo (AMMA), em parceria com o Ministério Público do Estado de Goiás construiu o novo Viveiro Municipal, que já está funcionando. A região escolhida para novo Viveiro foi próxima ao Ribeirão Bonsucesso, importante manancial do município. Com capacidade para produzir simultaneamente 12 mil mudas, o novo local tem toda estrutura necessária para os cultivos, com área administrativa para atendimento da população, salas técnicas, depósito de insumos e galpão para preparo das plantas.

O plantio já começou a ser feito, em escala maior, para atender as demandas da Prefeitura, no reflorestamento, recuperação de mata ciliar, melhoria de áreas deterioradas e arborização urbana, e também o atendimento da população, com doação de mudas. “Esse novo Viveiro será responsável por toda a produção de mudas da AMMA, com quantidade de plantas suficientes para suprir as necessidades do município, com estrutura que facilita o trabalho dos funcionários e dinamiza a produção”, afirma o presidente da AMMA, Baltazar Fonseca. A distribuição à população é feita mediante cadastro na administração da Agência Municipal de Meio Ambiente.

Importância ambiental

A estrutura gerenciada pela AMMA tem como principal meta a recomposição da mata ciliar da região do Ribeirão Bonsucesso, principalmente para proteger os recursos hídricos. No local também foi construído um pomar, cuja espécies já estão em processo de crescimento. Foram plantadas árvores frutíferas, principalmente nativas do cerrado, para auxiliar na coleta de sementes. A obra também contribui para os projetos de educação ambiental elaborados pela Agência, que conscientiza estudantes das escolas de Senador Canedo, com trabalhos de plantio e conhecimento sobre a importância do meio-ambiente e de sua preservação. A energia utilizada para irrigar as mudas é por meio do sistema de placas solares, que auxiliam na preservação do meio ambiente e economia de energia, já que o sistema é acionado somente quando necessário, fazendo assim uma produção consciente e responsável.