Pelo segundo ano consecutivo Senador Canedo não enfrenta falta de água e nem rodízio de abastecimento. A cidade que já teve grave crise de desabastecimento, em anos anteriores, conseguiu resolver a problemática com investimentos e parcerias, como do Ministério Público e a iniciativa privada, em obras de produção, reservamento e distribuição de água. Junto a isto, uma campanha de conscientização tem sido realizada com a população de boas práticas e na formação de crianças, por meio da Escola Ambiental.

Ações planejadas foram intensificadas

Para a solução de problemas pontuais e também de abastecimento da cidade, que é dividida geograficamente por três grandes pólos habitacionais, sendo alguns com distância de até 8 km, foram feitos após estudos técnicos intervenções para que aumentasse a produção e ampliasse o sistema de distribuição. Exemplo disso foi a melhorias no sistema de captação, no Ribeirão Sozinha, na reforma da Estação de Tratamento de Água – ETA (Região Central), a implantação de duas Mini-Etas( Jardim das Oliveiras e em construção na antiga Emgopa), além da construção de uma nova ETA junto a Captação do Ribeirão Sozinha.

As intervenções, de custo acima de R$ 10milhões, duplicaram a captação de água bruta e o tratamento de água tratada, com a garantia de uma água de qualidade, segundo todas as recomendações previstas por padrões de qualidades específicos. Para garantir a distribuição, foram realizada novas ligações, revitalizadas adutoras, o que possibilitou que o abastecimento fosse melhorado em muitas regiões, como Jardim das Oliveiras, região da Vila Galvão. Entre algumas obras de ligação de adutoras importantes está o Linhão de Água, que passa por mais de dez bairros, e dois importantes Pólos Industriais, com 6 km de extensão, que beneficiará mais de 15 mil famílias. A obra passa junto a rodovia GO-403, incluindo travessia não destrutiva, possibilitando ligação de dois importantes reservatórios e a capacidade de distribuição de mais de 3 milhões de litros de água.

Armazenamento e preservação

Além de caixas de águas, em pontos estratégicos, a reserva de água foi pensada de forma sistematizada, entre eles estão represas e barragem de regulação, que podem ser utilizadas conforme necessidade, em diferentes pontos da cidade. Junto a sistema de caixas de água, com sistema de poço artesiano, principalmente em locais que geograficamente há mais problemas devido a desnível ou distância da Estação de Tratamento de Água.

Para garantir que os moradores tenham água em suas residências, além do uso comercial e industrial, a Sanesc tem realizado de forma contínua uma campanha de conscientização de bom uso. Além das campanhas educativas, sobre dicas de economia, foi montada junto a Estação de Tratamento de Água, uma Escola de Saneamento. No local está sendo realizado, com crianças e adolescentes, o projeto de educação ambiental, além dos trabalhos de proteção a mananciais feitos com a comunidade, principalmente produtores rurais.

Muitas destas ações foram realizadas mediante convênio com o Ministério Público, que por meio de Termos de Ajuste de Conduta, possibilitou que investidores do município pudessem ser parceiros em obras em benefício da cidade, trazendo um novo cenário para o saneamento de Senador Canedo.

Compartilhar notícia: