Para ampliar o acesso aos atendimentos de odontologia, a Prefeitura de Senador Canedo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, disponibiliza a extensão de horários de atendimento em algumas unidades, atendendo todas as regiões. São serviços de urgência e tratamentos clínicos, como restauração dentária, extrações simples, raspagem periodontal, profilaxia, aplicação tópica de flúor, orientação de higiene bucal, entre outros. O intuito é atender principalmente o trabalhador que não está conseguindo ir ao dentista em horário normal nas unidades de saúde, que ficam abertas de 8 às 17 horas. São quatro pontos, divididos por região: Central, localizado no Centro de Especialidades Odontológicas, da Vila Galvão, Jardim das Oliveiras e Vila São Sebastião.
“Queremos que a população tenha acesso ao serviço odontológico. É importante saber que muitos não vão ao dentista devido ao horário do trabalho.” Afirma Rafael Sarto, diretor de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde de Senador Canedo. Além do atendimento clínico, os locais onde possuem horário diferenciado, à noite e no final de semana, há também plantão para emergência e urgências odontológicas.
Qualidade de saúde bucal
Com programas e serviços mais amplos, a comunidade de Senador Canedo pode ter mais acesso a atendimentos odontológicos. A atual administração aumentou o número de unidades que disponibiliza serviços de urgências e emergências, mas também consultas clínicas em horários estendidos. “O grande desafio era levar e dinamizar a saúde bucal, não só como recurso que era utilizado pelas pessoas, em casos já extremos, mas que também fosse possível a prevenção e também a solução já nas pequenas intercorrências. Uma limpeza, uma restauração evita uma infecção e até uma extração de um dente”, conclui Sarto.