Com 29 anos de história, a Guarda Civil Municipal de Senador Canedo carrega em sua trajetória inúmeras vitórias e conquistas. Composta por 134 guardas, divididos entre corpo administrativo e ostensivo, a GCM é responsável pela segurança dos patrimônios municipais e também da população, trabalhando no combate à violência. Em sua trajetória vários investimentos foram alcançados, e hoje a Corporação tem grande estrutura, com rede de monitoramento, rádios comunicadores, Sistema Integrado de Investigação e porte de armas.

Evolução

Criada a partir do artigo 107, da Lei Orgânica Municipal, durante o processo de emancipação de Senador Canedo, os primeiros guardas a atuarem no município foram cedidos pela Guarda Civil Metropolitana de Goiânia, ainda quando Senador Canedo era um distrito. Um dos pioneiros da GCM, o ex -comandante Wair Silva, figura importante para os avanços da Guarda no município afirma seu orgulho pela instituição. “Quando cheguei em Senador Canedo não tínhamos nem carro para patrulhar pela cidade, com muita determinação conseguimos criar uma instituição forte e que é indispensável para a segurança da cidade. Me orgulho muito em ter feito parte desse órgão que hoje é tão grande e eficiente”.

Oficialmente, a Guarda Civil Municipal foi instituída em 9 de agosto de 1990, após a emancipação do município, a partir da Lei Municipal 092/1990. Além de proclamar a criação da instituição, a norma garante estrutura para o trabalho, divisão de tarefas e estabelece os princípios “Servir e Proteger”, que são a base para o serviço prestado. “A partir da instituição da Guarda foi possível melhorar cada vez mais qualidade para a rotina do servidor, dividir o trabalho e ainda por cima garantir serviço digno aos servidores”, afirma Wair Silva.

Ao longo dos anos houve a necessidade de melhorar o trabalho e a qualificação dos servidores. Atualmente a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana é responsável por especializar todo o corpo da Guarda, com cursos de formação, treinamento de tiro, das Bases Integradas de Segurança e pela qualificação do serviço. O atual comandante da Guarda, Francisco Chagas, expõe sua alegria em fazer parte da tropa. “Este ano completo 28 anos de Guarda, me orgulho muito em participar de uma instituição séria, que evita conflitos e que vive intensamente pela qualidade de vida da população. Tenho imensa gratidão por tudo que conseguimos juntos em prol do município”, declara.

Serviço integrado

Para aproximar cada vez mais a corporação da população, novas Bases Integradas de Segurança serão inauguradas em todo o município, que além de facilitar o patrulhamento, serão responsáveis pela eficiência da segurança, descentralizando o patrulhamento. A partir das bases, serão criadas as Redes de Apoio à Segurança (RAS) que farão a integração entre guardas e cidadãos, que poderão fazer denúncias e solicitações pelo celular, otimizando o trabalho.

A Guarda Civil Municipal também é responsável por diversos programas educativos, desenvolvidos nas escolas municipais, como o “Pipa sem Cerol”, que conscientiza crianças sobre os riscos da utilização do cerol e linha chilena durante a brincadeira de empinar pipas, e o “Unidos em prol da paz” que leva às crianças noções sobre a importância da paz e da diminuição da cultura de violência. Outras ações também são realizadas juntamente com o Batalhão Escolar e o Proerd da Polícia Militar de Goiás, que trabalha nas escolas temas como bullying, violência e drogas durante todo o ano letivo.