O período letivo do ano de 2020 inicia nesta segunda-feira, 3 de fevereiro, em todas as instituições de Senador Canedo. São mais de 24 mil alunos, na Educação Infantil, Ensino Fundamental e a Educação de Jovens e Adultos. Em conformidade com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), são ofertados refeições saudáveis, numa proposta de Educação Alimentar e Nutricional, atendendo objetivos como: crescimento saudável e aprendizagem. Para que isto ocorra, a Gerência de Alimentação Escolar do município, da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, conta com profissionais qualificados para que, desde a compra, armazenagem, distribuição e controle de estoque, sejam atendidas todas as recomendações sanitárias, garantindo a qualidade e durabilidade dos alimentos. Nutricionistas são responsáveis pelo planejamento e acompanhamento do cardápio, para que todos os estudantes tenham uma boa alimentação, suprindo necessidades nutricionais importantes, evitando problemas como a desnutrição e também o sobrepeso.

“A alimentação escolar é direito dos alunos da educação básica pública e dever do Município e será promovida e incentivada com vista ao atendimento das diretrizes estabelecidas em lei. O emprego da alimentação saudável e adequada, compreendendo o uso de alimentos variados, seguros, que respeitem a cultura, as tradições e os hábitos alimentares saudáveis,contribuindo para o crescimento e o desenvolvimento dos alunos e para a melhoria do rendimento escolar, em conformidade com a sua faixa etária e seu estado de saúde, inclusive dos que necessitam de atenção específica”, destaca Emerson Dias, responsável pela Gerência da Alimentação Escolar.

A inclusão da educação alimentar e nutricional no processo de ensino e aprendizagem, faz parte do currículo escolar, abordando o tema alimentação e nutrição e o desenvolvimento de práticas saudáveis de vida. Os cardápios são elaborados em observância as legislações vigentes e levando em consideração os hábitos alimentares locais, incentivando sempre o consumo saudável de fruta e verduras. Para a alimentação de creches, há o fornecimento de quatro refeições diárias compreendendo café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar. Para as demais modalidades de ensino há o fornecimento de uma refeição. A Gerência realizada ainda a inspeção e seleção dos alimentos recebidos afim de garantir a segurança alimentar dos alunos da rede municipal de ensino, realizando também formações in loco, afim de garantir as boas práticas de manipulação. Além de trabalhar a Educação Alimentar e Nutricional (EAN) nas escolas, através de formação com os manipuladores, palestras e acompanhamento das preparações realizadas nas instituições. São entregues semanalmente cerca de 18.000 kg de alimentos, entre frutas, verduras, carnes, panificados e secos e molhados.