Desenvolvimento | 29/03/2012

Quatro novas empresas chegam a Senador Canedo



Na manhã dessa quinta-feira (29 de março), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agricultura (Sedea) escreveu novo capítulo na história de Senador Canedo. O órgão realizou a solenidade de assinatura de concessão de áreas para as quatro novas indústrias que vão se instalar na cidade, nos condomínios empresariais Hypermarcas e Nova Canaã. Juntas, elas vão gerar mais de 1,5 mil empregos diretos.

A ocasião também marcou a despedida do secretário da pasta, Paulo Roberto, que reassume cadeira na Câmara Municipal da cidade. Seu lugar será ocupado pelo diretor de Indústria e Comércio, Ricardo Francisco, antigo servidor da casa.

O evento, que ocorreu no Senador Plaza Hotel, representou passo decisivo para a chegada da GSA Gama Sucos e Alimentos, que pertence ao grupo Sandro Mabel; da Grafigel/Igel Embalagens LTDA, do grupo Jorge Abrão; da E P Distribuidora de Lubrificantes, Peças e Filtros LTDA; e da R A Indústria e Comércio de Garrafas LTDA. Entre os cerca de 250 participantes estavam executivos dos diferentes pólos industriais da cidade, todo o secretariado municipal, a Câmara de Vereadores em peso, além do deputado estadual Misael de Oliveira e do prefeito Túlio Sérvio.

Ricardo Francisco explicou que, após a assinatura dos contratos, as empresas terão até 60 dias para dar entrada no alvará de construção e, depois de liberado o documento, mais 60 dias para o início das obras.  O prazo máximo para a ocupação de pelo menos 50% do terreno é de dois anos.

O principal objetivo da administração local em atrair essas empresas é a geração de empregos e renda. Dentro de quatro anos, as indústrias instaladas no município terão capacidade para absorver cerca de seis mil trabalhadores, que diariamente se deslocam para Goiânia. A economia do local terá ganhos significativos com o acordo. Conforme estimativas da Sedea, todos esses empreendimentos vão possibilitar um acréscimo entre 15% e 20% no ICMS da cidade. Em três anos, o município deverá saltar de 6° para 4° no ranking de maiores PIBs do Estado, ultrapassando Catalão e Rio Verde; e de 9° para 5° no PIB per capita.

Ricardo Francisco agradeceu a postura aguerrida, organizada e determinada demonstrada pelo vereador Paulo Roberto à frente da Sedea, desde outubro de 2011. “Por meio desse trabalho, 700 postos de trabalho que estariam em Aparecida de Goiânia vêm para Senador Canedo. Outras novidades virão. Vamos esperar com confiança”.

O vereador Paulo Roberto, por sua vez, reconheceu que toda a realização da sua Secretaria nesse ano deveu-se ao apoio e aos cuidados do prefeito Túlio Sérvio. “Essas empresas vão render bons frutos à nossa cidade e o povo vai sentir os benefícios do nosso trabalho”.

Em nome dos seus colegas vereadores, Geraldo Siqueira saudou os investidores que, entre 246 municípios goianos, escolheram Senador Canedo para instalar indústrias de sucesso dentro e fora do país. Parabenizou a gestão municipal pelo comprometimento com o povo canedense, sobretudo, no que se refere à geração de novas oportunidades no mercado de trabalho. “Com isso, deixamos de ser uma ‘cidade dormitório’ aos olhos dos municípios e estados vizinhos e passamos a figurar como um dos municípios que mais se desenvolvem no país”.

Para o deputado Misael Oliveira, a gestão de Vanderlan Cardoso, que teve brilhante continuidade nas mãos de Túlio Sérvio, mudou a história dessa cidade, transformando-a em uma potência econômica. “Isso, porque o Dr. Túlio adotou uma fórmula diferente para a atração de novos investimentos. Primeiro, ele corre atrás das oportunidades e só conta depois de acertados todos os pormenores da negociação. Dessa forma, Senador Canedo deixou de perder grandes indústrias para outros municípios goianos.”

O deputado destacou outra preocupação da atual gestão canedense: a ocupação ordenada do solo. “Esse é um ponto muito positivo para qualquer administração, pois não podemos seguir o exemplo de algumas regiões vizinhas, que foram transformadas em verdadeiros ‘bolsões de pobreza’, com a liberação desenfreada de novos loteamentos. O prefeito dessa cidade encara a responsabilidade que lhe foi passada com seriedade e comprometimento”.

Em resposta, Túlio Sérvio deu boas vindas aos empresários que estão chegando a Senador Canedo. Mas faz um alerta: “tenham sucesso, porém tenham muito mais respeito à nossa gente. O espaço se abre para vocês em troca de emprego, de novas oportunidades, de vida melhor, de dignidade às famílias canedenses. Queremos a garantia de que estamos construindo um belo futuro para a nossa cidade.”

O prefeito lembrou das contribuições fundamentais para que projetos ambiciosos, como a instalação da Hypermarcas em terras canedenses, fossem concretizados. “Contamos com parcerias determinantes como a do Dr. Reginaldo, ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que doou 13 alqueires de sua propriedade para que a Prefeitura pudesse negociar a instalação dessa e de outras empresas na cidade”, pontuou e continuou: “tudo isso é para dar resposta positiva à população, que é quem paga os nossos salários. É a ela que devemos os nossos esforços, o nosso trabalho, o nosso respeito”.

Capacitação
Para garantir que os canedenses estejam aptos a ocupar as novas vagas de trabalho, a Prefeitura tem investido em uma série de projetos, entre eles cursos de capacitação profissional e parcerias com entidades como o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Investimentos
As duas novas empresas que ficarão sediadas no Pólo Hypermarcas vão se somar à “Cosmed Indústria de Cosméticos e Medicamentos S.A.”. Com endereço em Santa Catarina e São Paulo, a companhia, que fabrica os produtos Monange, Niazzi, Risqué, Três Marchand e Bozzano, trará para Senador Canedo fábricas e centros de distribuição.

O grupo assinou o contrato de concessão em julho do ano passado e, em apenas oito meses, já está com 35% de sua capacidade operacional. A previsão é de que até 2013 o empreendimento esteja funcionando de forma plena. Ele fica situado em uma área de 242 mil metros quadrados e terá capacidade para gerar até dois mil novos postos de trabalho.

Localizado na Fazenda Bom Sucesso, próximo ao Distrito Agroindustrial de Senador Canedo (DASC) e ao antigo Pólo Coureiro, o Condomínio Hypermarcas possui mais de 564 mil metros quadrados de extensão e previsão para receber oito companhias de grande porte. A assinatura dos contratos de quinta-feira vai contemplar as empresas “GSA Gama Sucos e Alimentos”, que pertence ao grupo Sandro Mabel; e a “Grafigel/Igel Embalagens LTDA”, do grupo Jorge Abrão.

A primeira delas vai ocupar um terreno de 133 mil metros quadrados, onde será construída a fábrica dos produtos Refreskant, Sandella, Icebel e Yolle Lámen. Com isso, serão criados cerca de 700 empregos diretos. Já o projeto do Grupo Jorge Abrão prevê a construção de fábricas de tampas plásticas para garrafas, embalagens de papel, rótulos e embalagens plásticas especiais. O empreendimento vai ocupar uma área de 62 mil metros quadrados e criar 638 postos de trabalho.

Nova Canaã
Os outros dois contratos que vão ser assinados essa semana são de áreas no Condomínio Nova Canaã. Os documentos são referentes aos últimos terrenos disponíveis no Pólo Empresarial. Das 11 companhias que vão atuar no local, sete são de grande porte e o restante de médio porte. Elas vão oferecer mais de três mil vagas.

O condomínio ainda dispõe de áreas em outros dois pólos: o hoteleiro e confeccionista. Um dos principais atrativos desse empreendimento é a sua localização estratégica. Ele fica próximo às GOs 403 e 537, exatamente entre as três grandes regiões da cidade.

Entre as corporações que estão a caminho está a “E P Distribuidora de Lubrificantes, Peças e Filtros LTDA”, que vai trazer o centro de distribuição dos lubrificantes Mobil e pneus Michelin.  Com ela, serão geradas mais 88 vagas.

Já a “R A Indústria e Comércio de Garrafas LTDA” almeja construir uma fábrica de garrafas pet e embalagens plásticas. O complexo industrial vai ocupar um terreno de mais de 6 mil metros quadrados e criar 95 empregos diretos.