Principais Atividades Pedagógicas desenvolvidas no 1º Semestre/2009

  

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO

DIRETORIA PEDAGÓGICA

Gerência de Educação para a Diversidade

 

Principais Atividades Pedagógicas desenvolvidas no 1º Semestre/2009:

Informações importantes:

  • Número professores: O município conta aproximadamente com 830  professores devidamente habilitados para o exercício da função;
  • Número total de alunos matriculados na rede: aproximadamente 14 mil alunos 
  • Número de  alunos especiais atendidos: aproximadamente 400 alunos;
  • Número de  Professores de Recurso: 24 profissionais;
  • Número de Profissionais de Apoio: 18 profissionais;
  • Número de Intérprete de LIBRAS: 14 profissionais;
  • Escolas que ministram o Ensino Fundamental: 27
  • Escolas que ministram a Educação Infantil: 3
  • Centros Municipais de Educação Infantil: 10 

Nº.

Ações Pedagógicas:

Benefícios aos Alunos/Professores:

 

1.

 

Definição de critérios para modulação da equipe de multiprofissionais – com atuação na Educação para a Diversidade:

a)      Professor de Recurso;

b)      Profissional de Apoio;

c)      Agente Educativo;

d)      Psicólogo (a);

e)      Pedagogo (a);

f)      Psicopedagogo (a);

g)      Assistente Social;

h)      Intérprete de LIBRAS;

i)        Instrutor surdo.

 

 

Atendimento especializado a aproximadamente 400 alunos, distribuídos nas 27 unidades que ministram o Ensino Fundamental e 10 Centros de Educação Infantil, apresentando as seguintes necessidades educacionais especiais:

- deficiências múltiplas;

- deficiência visual;

- deficiência física;

- deficiência auditiva

- Transtornos globais;

- Altas habilidades/superdotação

- síndrome de down, dentre outras.

2.

Elaboração de cronograma de visitas às unidades escolares para a realização de atividades da Diversidade;

 

 

Melhoria  na rotina de trabalho das unidades escolares, visando qualidade no atendimento aos alunos

3.

Participação nos encontros pedagógicos, orientações pedagógicas com ênfase no trabalho a ser desenvolvido com os alunos especiais;

4.

Participação na realização da Plenária da Educação para a Diversidade;

 

 

Adequação na Legislação, para atendimento aos alunos, na forma da Lei;

5.

Reunião no Conselho Municipal de Educação e Comissão Especial de Estudos, para reelaboração da Resolução da Educação Inclusiva;

6.

Apresentação de alternativas de trabalho nos Encontros Pedagógicos – Educação Infantil e Ensino Fundamental;

 

 

 

 

 

Subsídios necessários para a melhoria da prática pedagógica aos alunos com necessidades educacionais especiais.

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO

DIRETORIA PEDAGÓGICA

Gerência de Educação para a Diversidade 

Principais Atividades Pedagógicas desenvolvidas no 1º Semestre/2009: 

Ações pedagógicas:

Benefícios aos alunos/professores:

 

7.

 

Realização de reuniões internas e externas, visando maior compreensão sobre a Educação Inclusiva;

Apresentação da proposta de trabalho, com esclarecimento de dúvidas sobre o processo de inclusão, seguida de apontamentos alternativos para os coordenadores pedagógicos;

8.

Realização de visitas nas unidades escolares, com vistas a acompanhar o desenvolvimento dos alunos com necessidades educacionais especiais;

Verificação e acompanhamento no processo de desenvolvimento cognitivo das crianças;

9.

 

 

Participação no Encontro para discussão acerca da Inclusão Social, promovido pelos Promotores Públicos do Estado de Goiás;

 

 

Promoção de novas discussões com professores regentes e professores de recurso;

10.

Momento de Estudo – Diretoria Pedagógica para seleção de sugestões de atividades;

11.

Realização periódica de visitas às residências dos alunos com necessidades educacionais especiais;

Atendimento psicológico domiciliar a  aproximadamente 18 alunos;

 

12.

Participação em reunião na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Atenção à Mulher – SEMASAM;

Definições acerca da participação dos alunos com necessidades educacionais especiais no 20º Desfile Cívico (1º de junho);

 

 

13.

 

Atendimento Psicopedagógico

Orientações iniciais aos professores e coordenadores acerca da proposta de atendimento com a psicopedagoga;

 

14.

Realização do I Encontro com 18 Profissionais de Apoio à Educação para a Diversidade – Parceria com a Secretaria Municipal de Saúde;

Exposição dos aspectos pedagógicos, diagnóstico, procedimentos necessários a serem realizados com os alunos especiais;

 

15.

 

Entrega dos kits (Adequação Curricular)

 

Entrega de 150 unidades de DVD's, contendo atividades educativas – para Adequação Curricular;

 

16.

 

Atendimento periódico aos 24 professores de Recurso na sede da SME, para esclarecimento de dúvidas, orientações e subsídios pedagógicos.

 

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO

DIRETORIA PEDAGÓGICA

Gerência de Supervisão Pedagógica e Inspeção Escolar 

Principais Atividades Pedagógicas desenvolvidas no 1º Semestre/2009:

Ações:

Procedimentos Adotados:

 

1.

Recepção de Pais de alunos na SME, que compareceram para solicitação de vagas, tanto na Educação Infantil, como no Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos - EJA;

 

A Supervisão Pedagógica anotou todos os pedidos, e, na medida do possível, prestou atendimento aos solicitantes. Os casos não resolvidos permanecem nos arquivos.

2.

Recepção de denúncias, feitas pelos pais de alunos das unidades escolares;

Verificação "in loco", esclarecimento de dúvidas e apresentação de legislação pertinente;

 

3.

Verificação de diários de classe dos professores atuantes nas Escolas Municipais – Ensino Fundamental e EJA;

Foram encontrados vários equívocos no que se refere ao preenchimento dos diários. A Supervisão Pedagógica orientou que todas as correções deveriam ser feitas, estipulando prazo para tal atividade.

 

 

4.

 

O Programa de Sistematização e Automação das Secretarias Municipais de Educação – SASME dispõe de todos os dados referentes aos alunos;

Técnicos da SME verificam diariamente a rotina da escola, como: registro de freqüência, conteúdos, aproveitamento individual (notas alcançadas pelos alunos) no decorrer dos meses, além da emissão de declarações e transferências. É possível verificar também os índices de aprovação, reprovação e evasão.

 

 

5.

 

Verificação dos dias letivos;

 

A Supervisão Pedagógica/Inspeção Escolar realizou visitas "in loco", para verificação dos dias letivos nas unidades escolares, bem como estabeleceu contato telefônico para acompanhamento e orientações.

 

6.

Elaboração do controle dos dias de paralisação;

Foi feito um levantamento de dias letivos subtraídos pelas unidades escolares que ministram o Ensino Fundamental;

 

7.

 

Recebimento de Projetos – elaborados pelas Unidades Escolares: Passeios Pedagógicos

Análise dos projetos encaminhados, dentre alguns foi solicitada a validação de dias letivos, para reposição de aulas, decorrentes de movimentos de Paralisações/greve, ocorridas nos meses de abril/maio e junho do corrente ano.

9.

Visita às unidades escolares (CMEIS, EMEIS e escolas)

Verificação do número de alunos matriculados, frequentes, por turma e turno;

Verificação da compatibilidade de idade/agrupamentos, na forma da Lei;

10.

Processo de abertura das turmas de extensão da Escola Municipal Irmã Catarina Jardim Miranda;

Acompanhamento e orientação quanto aos procedimentos de abertura das turmas; 

 

 
 
 
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