Senador Canedo ganha cinco novas escolas municipais

A assinatura da ordem de serviço para o início da construção de cinco novas instituições de ensino no município foi no dia 25 de maio. A autorização de um investimento de mais de 7 milhões de reais, do recurso municipal, que beneficiará diretamente mais de três mil famílias, com mais vagas no Ensino Fundamental, em um projeto moderno e acolhedor, respeitando as mais modernas normas da arquitetura para uso pedagógico.

Foi autorizado o início das obras de novas escolas, no Residencial Santa Edwiges, Residencial Aracy Amaral, Residencial Prado, Residencial Flor do Ipê e Residencial Buritis. Os projetos foram desenvolvidos de acordo com as necessidades do município, dentro da realidade urbana, que possui áreas públicas menores, porém que agrega todas as possibilidades de uso pela comunidade.

Os novos prédios terão rede lógica, com sistema wifi integrado a todo espaço, salas de aulas amplas, laboratório de informática, cozinha industrial, área administrativa, pátio coberto para uso na recreação e demais atividades pedagógicas. Em um designer que trará interação dos alunos, dentro de uma proposta pedagógica participativa.  Além de estacionamento, a escolas terão baias de acesso e serão totalmente acessíveis, com sinalização em toda sua estrutura para deficientes visuais.  Um ambiente arejado, que comportará com conforto uma média de 320 alunos por turno. A previsão para entrega das novas unidades é ainda neste ano letivo, por isso, as obras já foram iniciadas com a limpeza dos lotes, e um cronograma funcional.

 

Investimento em Educação Infantil

Além do Ensino Fundamental, a Prefeitura de Senador Canedo está construindo três novos Centros Municipais de Educação Infantil – Cmeis. São 585 vagas que estarão disponíveis na Rede Municipal, para crianças de 6 meses à 5 anos de idade. Estão em andamento às obras do Cmeis do Residencial Santa Edwiges, Paraíso e Aracy Amaral.

As três instituições de ensino contam com estrutura administrativa, salas de aulas, pátio coberto, refeitório, lavanderia, cozinha industrial, construção que prevê acessibilidade, com dinâmica para atender a faixa etária, como banheiros e demais acabamentos estruturados com funcionalidade adequada para as crianças; e todos serão contemplados com placas para produção de energia solar. As obras no ensino infantil são resultado de uma parceria entre empresas do ramo de construção civil, a Administração Municipal e o Ministério Público. A ação conjunta é resultado da assinatura de Termo de Ajustamento de Conduta, que beneficia mais de dez bairros e centenas de famílias.