SIGEP - Sistema Integrado de Gestão Pública

SERVIÇOS ON-LINE PARA O CIDADÃO


Extrato de IPTU Emissão de Guia
de IPTU
Certidão de Débito
de Imóvel
Validar Certidão de
Débito de Imóvel
       
2a. via de Débito
de Empresa
Certidão de Débito
de Contriuinte
Validar Certidão de
Débito de Contribuinte
Ouvidoria
       
 
Consulta de Processo Minha Casa Minha Vida Portal da transparência  
       
X Fechar

SERVIÇOS ON-LINE PARA O SERVIDOR


Consultar Matrícula Contracheque Cedúla C (Comprovante
de Rendimentos)
Dados Cadastrais
       
 
Primeiro Acesso Portal da Transparência, Servidores Webmail  
       
X Fechar

SERVIÇOS ON-LINE PARA EMPRESA


Nota Fiscal Eletrônica Validar Nota Fiscal Contribuinte Eventual 2a. Via de Débito
       
Certidão de Débito Validar Certidão de Débito Acompanhamento de Processos Portal do
Empreendedor
       
     
Ouvidoria      
       
X Fechar

PORTAL DA TRANSPARÊNCIA


Receitas Transferências de Recursos Extra-Orçamentárias Tributos a Receber
       
Despesas Empenhadas Despesas Pagas Folha de Pagamento Contratos / Convênios
       
Relação de Veículos Relatórios Contábeis Publicações das Leis Orçamentárias Perguntas Frequentes
       
X Fechar

LEI DE ACESSO A INFORMAÇÃO


Estrutura Organizacional Diárias Transferências de Recursos Licitações
       
Dispensa / Inexigibilidade Programas e Ações Gorvenamentais Patrimônio Obras
       
 
Publicações de Documentos Serviço de Informação ao Cidadão Perguntas Frequentes

 

       
X Fechar

ATENDIMENTO: (062) 3275-3000

Plano de Governo

SENADOR CANEDO COM MAIS DESENVOLVIMENTO E MAIS QUALIDADE DE VIDA

1. FUNDAMENTAÇÃO DO PLANO

O verdadeiro Desenvolvimento se caracteriza pela associação entre o crescimento econômico e os avanços sociais. É claro que a base do desenvolvimento é o crescimento econômico, com geração de empregos e melhoria da renda das pessoa, mas isto não é o bastante para que se tenha uma sociedade desenvolvida. É preciso associar a uma economia forte e dinâmica, a melhoria das condições de vida das pessoas que fazem esta economia crescer. Fazer com que as pessoas sejam beneficiadas pelos resultados do processo de crescimento econômico e geração de riquezas é fundamental para a construção de uma sociedade menos desigual, mais pacificada e, portanto, mais justa. As pessoas precisam de mais emprego e renda para as suas famílias, com oferta pelo Poder Público, de educação de qualidade e de um atendimento em saúde humanitário e eficiente. São igualmente direitos fundamentais das famílias, o de ir e vir com maior e melhor capacidade de mobilidade, pelo transporte público e outras modalidades de deslocamento da população e de forma inquestionável, como de absoluta prioridade o direito de cada cidadão à segurança e à proteção social. Mas também a ordenação territorial, qualidade ambiental e a forma como as pessoas vivem e tem acesso à infraestrutura urbana são condições essenciais a ser considerados como indicadores do nível de desenvolvimento da sociedade. Uma sociedade desenvolvida não pode prescindir do saneamento básico, com água tratada e esgotos, em moradias decentes apoiadas em infraestrutura urbana adequada, com asfalto, meio fio, rede de águas pluviais, iluminação pública, praças, jardins etc., que convivam em harmonia com o meio ambiente, com as nascentes e os cursos d’água, com as matas ciliares e os bosques e com um ar livre de poluição.

Mas, infelizmente este desenvolvimento perfeito não é encontrado na sua totalidade em parte alguma. Em país nenhum, ou mesmo em qualquer cidade do mundo. Entretanto, a sua não existência plena, não pode nos fazer desanimar ou tirar nossa motivação para escolher um modelo de desenvolvimento adequado a Senador Canedo que tenha essas características ideais e esteja apoiado na realidade local.

Em resumo o Desenvolvimento que se defende é aquele que associa o crescimento econômico com o desenvolvimento social, em estreita harmonia com a estruturação urbana da cidade e com a preservação da qualidade ambiental.

A construção deste projeto não pode, porém, ser atribuição exclusiva dos técnicos e especialistas, mas deve caber, principalmente, aos cidadãos homens e mulheres chamadas a participar do processo, independentemente do posicionamento social de cada um, de suas ideias, críticas e sugestões. Esta participação que já começou na elaboração deste Plano de Governo, tem que ser lena e permanente. A participação na futura administração municipal, vai se dar dentro de uma ampla abertura por parte dó novo Prefeito, que possibilitará a presença do cidadão em todas as etapas do processo administrativo: planejamento dos programas, fiscalização das ações e das contas da Prefeitura e, de forma mais inovadora, também na execução de ações. É esta participação plena, neste três momentos que podemos caracterizar, este novo jeito de governar, como uma Administração Compartilhada.

A Administração Compartilhada é uma exigência atual para uma boa gestão. Ela é resultante de vários fatores como o crescimento econômico, as novas tecnologias, a revolução da informática e as exigências da nova democracia por mais participação e transparência. O novo jeito de administrar exige abertura, diálogo com a população, mas exige, fundamentalmente, resultados. Atendimento às demandas da população e o cumprimento dos compromissos assumidos.

É a Administração Compartilhada que vai permitir somar, ao sempre pequeno orçamento próprio da Prefeitura, os recursos públicos dos governos Estadual e Federal e, num sinal dos tempos modernos, os recursos da sociedade civil. Ou seja, a Administração Compartilhada acrescenta à Prefeitura através da Parceria Pública e também da Parceria Privada, novos recursos adicionais que multiplicam e viabilizam os projetos municipais.

Mas o que a Administração Compartilhada tem de mais interessante e saudável, para uma nova forma de administrar, é a abertura que ela traz para uma participação mais completa da população, presente e permanente que é saneadora de possíveis irregularidades, fator de agilização e de melhoria da qualidade das obras e serviços públicos e, além disto, tudo capaz de baratear os custos.

2. PRINCIPIOS DA ADMINISTRAÇÃO DE DIVINO LEMES E WALTER PAULO

São princípios e compromissos permanentes da Nova Prefeitura:

2.1 Todos os atos da nova administração tem que estar em conformidade com os princípios legais.

2.2 A nova administração se pautará pela ética e a moralidade, de forma que todo ato administrativo além de ser legal, tem que ser moral.

2.3 A nova administração se orientará pela impessoalidade com a exclusão de toda e qualquer promoção pessoal.

2.4 As normas e atos administrativos terão sempre como objetivo o interesse público.

2.5 Todos os atos administrativos serão objeto de divulgação e terão objetivo educativo, informativo e de interesse social.

2.6 A nova administração será sempre eficiente agindo de modo rápido e preciso para satisfazer as necessidades da população.

2.7 A participação da população é o objetivo maior da nova administração compartilhada que para isso criará canais de acesso e mecanismos para ouvir as pessoas.

2.8 A nova administração será transparente tendo como política usual a prestação de contas de atos e despesas da Prefeitura.

2.9 A descentralização, o aceso fácil e a proximidade da população serão instrumentos presentes no combate à burocracia administrativa.

2.10 A nova administração é democrática no tratamento igualitário a todos os cidadãos.

3. OS EIXOS DA NOVA ADMINISTRAÇÃO COMPARTILHADA

A Nova e Moderna Administração da Prefeitura de Senador Canedo tem um Plano de Desenvolvimento que se apoia em 04 Eixos Básicos:

3.1 Senador Canedo com Economia Forte e Diversificada: é o eixo econômico que abrange a implementação de planos, projetos e ações para fortalecer e diversificar a economia do município com:

a) apoio à ampliação e diversificação do Polo Petroquímico e dos outros polos industriais já instalados;

b) implementar uma forte poítica de atração de empresas e investimentos para o município;

c) Apoiar o desenvolvimento de atividades agrícolas;

d) Fomentar o empreendedorismo;

e) Apoiar o desenvolvimento do comércio e serviços locais com a priorização destes por parte da Prefeitura;

f) Trabalhar para a melhor formação e qualificação da mão de obra local e sua prioridade na ocupação dos empregos gerados no município.

3.2 Senador Canedo Socialmente Mais Justa: é o eixo social que compreende as políticas e ações de atendimento público social acessível a toda a população e dando uma tenção especial às pessoas mais necessitadas ou vulneráveis, através de:

a)Reestruturação e melhoria do atendimento em saúde;

b) Avanço da educação básica pública com melhoria da qualidade do ensino;

c) Implantação e apoio à organização de cursos e projetos para a formação e qualificação profissional;

d) Desenvolvimento de um amplo Programa de Creches e Pré-escolas operadas diretamente ou de forma conveniada;

e) Programa de Moradias Populares com base em parcerias com os Governos do Estado e Federal; Proteção Social aos mais vulneráveis com um forte programa de inclusão social unificador de todos os programas sociais municipal, estadual e federal numa Rede de Proteção Social Municipal com o foco na Família e a partir de um Cadastro Único.

3.3. Senador Canedo com Território Organizado e o Meio Ambiente Respeitado: é o eixo de ordenação territorial e da política do meio ambiente com:

a) Revisão do Plano Diretor do Município;

b) a obediência ao Planejamento Físico-Territorial e às diretrizes de Uso e Ocupação do solo;

c) uma nova legislação sobre o meio ambiente municipal compatibilizando o desenvolvimento com a preservação da qualidade ambiental.

3.4 Senador Canedo com Gestão Planejada, Eficiente e Compartilhada: é o eixo que dá as diretrizes e orienta as ações de Gestão da Prefeitura, modernizando a administração e que é caracterizada pelos seguintes pontos:

a) Reforma administrativa com a implantação de uma Gestão Planejada e Moderna;

b) prestação de serviços públicos municipais com agilidade e qualidade e especialmente, acessível aos cidadãos;

c) Manutenção de equilíbrio fiscal compatibilizando os gastos com as receitas e os recursos disponíveis;

d) Administração Transparente, Acessível e Participativa, em todas as etapas do processo de gestão, ou seja desde o planejamento, passando pela execução e o tempo prestando contas e fiscalizada pela população;

e) valorizando e apoiando a formação e crescimento dos funcionários públicos municipais, reconhecidos como fundamentais para o sucesso e a realização de obras e serviços da Prefeitura e a satisfação da população.

Dentro destes quatro eixos e com base nas diretrizes já apontadas, se colocam os projetos e ações da Prefeitura, surgidos do diálogo e da participação da população e não de discursos demagógicos, escolhidos por serem efetivamente viáveis e compatíveis com a realidade do município.

A Nova Forma de Administrar que vai ser inaugurada com a Nova Prefeitura trabalha junto com o povo, procurando fazer mais com menos, buscando o aumento da produtividade, da agilidade e da qualidade, e, ao mesmo tempo, exercitando sempre a ousadia criativa com foco nos bons resultados.

4. SENADOR CANEDO SOCIALMENTE MAIS JUSTO: PROGRAMAS, PROJETOS E AÇÕES SOCIAIS PARA MELHORAR A VIDA DE TODOS

A Nova Administração de Divino Lemes – Walter Paulo tem na área social a maior de todas as suas prioridades. Programas, projetos e ações sociais são apresentados a seguir, como compromissos que vão fazer uma profunda mudança, para melhor, no dia a dia dos canedenses.

4.1 SAÚDE COM ATENDIMENTO MAIS HUMANO, EFICIENTE E PRÓXIMO DAS PESSOAS

Quem tem saúde, tem tudo. Toda e qualquer pessoa que precisar de atendimento em saúde tem que poder contar com um atendimento pronto, humanizado e que resolva a situação de dificuldades pela qual a pessoa está passando.

Para mudar a difícil situação da saúde em Senador Canedo, Divino Lemes – Walter Paulo propõem uma grande reformulação do atual atendimento em saúde que vem sendo mal realizado pela Prefeitura.

São propostas para o Novo Atendimento em Saúde:

● Aumentar o número de PSF’s, dotando-os de mais médicos, enfermeiros e profissionais da área da saúde, assim como dos equipamentos e condições necessárias a um bom e pronto atendimento;

● Criar uma nova Central de Ambulâncias “Leva e Traz” para atender, com presteza, o cidadão;

● Expandir e criar nos bairros que não tem atendimento, Ambulatórios 24 Horas, com médicos e enfermeiras, para primeiros socorros e contando com ambulância dia e noite, inclusive nos feriados;

● Fortalecer as ações de prevenção de doenças e de promoção da saúde;

● Construir 02 UPAs – Unidade de Pronto Atendimento nos setores mais densamente povoados de Senador Canedo;

● Realizar mutirões de consulta nas especialidades onde houver demanda reprimida, incluindo atendimento para exames de doenças da visão;

● Organizar o sistema de consultas médicas, com marcação por telefone – Digite Consulta e uma Central para Auxílio a Exames Médicos;

● Criar um Programa de Saúde da Mulher e priorizar o acompanhamento de gestantes e das crianças recém nascidas;

● Implantar um Programa Especial para Apoio em Saúde aos Idosos;

● Fortalecer o Conselho Municipal de Políticas Contra as Drogas;

● Ampliar o atendimento de dependentes químicos através de convênios com entidades públicas e filantrópicas.

4.2 A EDUCAÇÃO É O CAMINHO MAIS CERTO E SEGURO PARA O FUTURO

A educação de qualidade e com ampliação do tempo de permanência do aluno na escola consiste na grande meta que se pretende atingir nos próximos quatro anos de administração municipal. Neste sentido, compreende-se que a educação de qualidade passa pelo direito ao acesso à escolarização na Educação Infantil. É meta da futura administração, duplicar o número de vagas diretas ou conveniadas em creches no município de Senador Canedo.

É também uma grande preocupação da Futura Prefeitura a demanda por ensino médio de qualidade e a oferta de cursos que profissionalizem os jovens e os ajude a conseguir o primeiro emprego e entrar no mercado de trabalho.

São propostas da Nova Administração Divino Lemes e Walter Paulo:

● Atender a enorme demanda por vagas em creches, de forma direta com a construção de novas unidades ou através de convênios com rede privada ou filantrópica;

● Reformas, ampliações e construção de novas escolas de Ensino Básico no município;

● Ampliar o número de alunos sob o regime de educação integral;

● Distribuição gratuita anual de uniformes para todos os alunos da rede municipal de ensino, juntamente com o material didático compatível com a faixa de idade da criança;

● Elevar o padrão de qualidade da merenda escolar, ampliando a quantidade de gêneros alimentícios utilizados;

● Aumentar e melhorar a qualidade do transporte escolar;

● Ampliar a qualidade e abrangência do atendimento de crianças com necessidades especiais;

● Ampliar o programa de formação continuada para todos os profissionais da educação, em parceria com instituições de ensino superior;

● Investir em novas unidades de Ensino Médio diretamente ou em parceria com o governo Estadual;

● Implantar cursos profissionalizantes para suprir a carência de mão de obra qualificada no município e na região;

● Criar uma Bolsa Universitária Municipal para ampliar o apoio ao acesso ao ensino superior dos jovens de Senador Canedo.

4.3 MAIS SEGURANÇA PARA UM CANEDO SEM VIOLÊNCIA E SEM MEDO

Embora a segurança pública seja exercida pelas polícias federais e estaduais, conforme estabelece a Constituição Federal em seu artigo 144, a Prefeitura pode e deve contribuir dentro de seus limites legais de atuação.

A situação de insegurança e de medo vivenciada no dia a dia pelo cidadão de Senador Canedo tem que ser, com toda a prioridade combatida pela Prefeitura em estreita colaboração com as polícias federal, militar e civil estaduais e o corpo de bombeiros. A este conjunto de forças deve-se aliar a Guarda Municipal que pode e deve ter um papel ativo na melhoria da segurança dos canadenses.

A Prefeitura de Senador Canedo, na nova administração vai instituir o Programa Canedo Sem Medo que terá entre seus principais tópicos os seguintes:

● Criar o Comitê Municipal de Segurança com a participação das polícias federal, militar, civil e do corpo de bombeiros, bem como odos órgãos municipais guarda municipal e agências do município com o poder de polícia como a de Trânsito e a do Meio Ambiente, para planejar e monitorar as ações que melhorem a segurança dos cidadãos de Senador Canedo;

● Ampliar o efetivo, melhorar a qualificação e o treinamento e adquirir melhor e maior armamento para a Guarda Municipal;

● Implantar com maior eficiência a vigilância patrimonial, através da Guarda Municipal, para defender as instalações físicas do poder público;

● Implantar uma extensa rede de monitoramento eletrônico urbano, através de câmeras, com imagens 24 horas por dia e uma central de monitoramento;

● Intensificar e melhorar a iluminação pública com especial atenção para os locais mais visados como porta de escolas, praças, parques e outros locais com eventos noturnos;

● Eliminar matagais em terrenos baldios e espaços que possam servir de esconderijo para marginais.

4.4 HABITAÇÃO SONHO DE MUITOS E ENDEREÇO DA CIDADANIA

Possuir um local seguro, confortável e digno para viver com sua família é o sonho de muitos cidadãos canedenses que ainda não tiveram a oportunidade de adquirir ou construir sua casa própria.

Existem programas habitacionais de grande importância sob os cuidados do Governo Federal, Minha Casa Minha Vida e do Governo do Estado de Goiás, Cheque Moradia e Cheque Reforma. Em associação com estes programas e com planejamento próprio de acordo com as necessidades da população do município de Senador Canedo, a futura administração de Divino Lemes e Walter Paulo vai propor um Programa de Moradia Popular para o município.

As principais ações são:

● Dar cumprimento ao que preceitua o Plano Municipal de Habitação, a ser implantado;

● Captar recursos federais e estaduais para construir novas casas populares e realizar melhorias em habitações de interesse social;

● Fazer novas inscrições de interessados nos Programas Minha Casa Minha Vida e Cheque Moradia e Cheque Reforma;

● Buscar parcerias com instituições sem fins lucrativos e clubes de serviço para ampliar a oferta de moradia às famílias de baixa renda;

● Dar apoio às famílias em condições desumanas, para que possam reformar ou ampliar suas casas e terem uma moradia digna.

4.5 TRANSPORTE PÚBLICO DE QUALIDADE E CONFIÁVEL

O Sistema de Transportes Coletivos de Senador Canedo faz parte do Sistema Metropolitano de Transportes Coletivos que atende, de forma integrada, Goiânia e mais 18 cidades da Região Metropolitana de Goiânia.

A principal linha de atendimento é operada pela METROBUS, empresa do Governo Estadual e a cidade tem um bom Terminal no centro da cidade.

Contudo os passageiros se ressentem de mais linhas de ônibus e de um funcionamento com melhor qualidade. A baixa qualidade tem como principais itens de reclamação a superlotação, a falta de pontualidade, o pequeno número de ônibus, a falta de conforto e segurança nas viagens, a timidez e o desconforto dos abrigos nas paradas que fazem com que os passageiros não tenham confiança neste sistema de transportes.

São compromisso de Divino Lemes e Walter Paulo para melhorar o Transporte Coletivo:

● Participar ativamente da Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo – CDTC e defender o interesse dos passageiros de Senador Canedo quanto à atualização e aumente das linhas e a melhoria do conforto nos ônibus;

● Completar a rede de abrigo de ônibus em todo o município e exigir, com a participação da Prefeitura um novo tipo de abrigo mais seguro e que proteja do sol e da chuva;

● Exigir um aumento da frota e maior pontualidade dos ônibus que percorrem o município, para acabar com a superlotação;

● Exigir das empresas de ônibus maior segurança para os passageiros.

4.6 ASSISTÊNCIA SOCIAL É PROMOÇÃO DA CIDADANIA

A Assistência Social como política de proteção social configura-se como uma ferramenta da maior importância para apoio aos mais vulneráveis e para a inclusão social dos mais pobres que estão excluídos do mundo do trabalho da sociedade.

Uma Prefeitura que tenha compromisso com os mais pobres e vulneráveis não pode deixar de priorizar programas e ações que visem resgatar a cidadania dos excluídos em ampliar as oportunidades para aqueles que precisam de uma rede de proteção social.

O Programa de Governo de Divino Lemes – Walter Paulo tem como principais ações na área de proteção social:

● Criar uma Rede de Proteção Social do Município de Senador Canedo, incluindo todos os programas e ações da Prefeitura na área de Assistência Social;

● Implantar o Cadastro único das Famílias de baixa renda para que o atendimento seja feito por unidade familiar e compreenda todos os programas da rede de proteção social do município;

● Unificar os programas e ações do Governo Federal (Bolsa Família), do Governo Estadual (Renda Cidadã) e da Prefeitura, para aumentar a inclusão de beneficiários do município;

● Criar Centros de Atenção à Pessoa Idosa, como locais de passagem e de informação e lazer para aas pessoas da terceira idade;

● Encaminhar ações de apoio e realização de convênios com entidades sem fins lucrativos ou filantrópicas que trabalham para pessoas com necessidades especiais ou portadoras de deficiência;

● Criar novos Centros Regionais de Assistência Social – CRAS para aplicação da Política Municipal de Assistência Social.

4.7 A GENTE QUER TAMBEM CULTURA, DIVERSÃO E ESPORTE

As áreas de cultura e Esporte são importante para a melhor formação, informação e lazer da população, especialmente da juventude canedense.

As principais propostas nas áreas de Cultura e Esportes, da futura Administração de Divino Lemes – Walter Paulo, são:

● Cadastrar os movimentos culturais existentes no município;

● Apoiar a elaboração de projetos para a captação de recursos para as atividades culturais;

● Implanta o Centro Integrado de Esportes;

● Criar novos espaços seguros para caminhadas sob orientação de monitores e com equipamentos para exercícios físicos.

4.8 SANEAMENTO BÁSICO É SAÚDE E MELHOR QUALIDADE DE VIDA

O Sistema de Águas e Esgotos de Senador Canedo é operacionalizado pela Prefeitura. Com o crescimento da população e sua distribuição pelo município, bem como em função das más gestões municipais recentes, o Sistema de Abastecimento de Água de Senador Canedo vem sofrendo muitas críticas. As principais são frequentes crises de falta d’água em muitos locais e também quanto à qualidade do produto. É preciso com urgência, novos investimentos que permitam atender a toda a demanda da população, com mesma eficiência em todos os setores do município e recuperar a confiança da de todos no Sistema.

Outra questão fundamental é a inexpressiva rede de esgotos e a falta de uma unidade de tratamento para evitar o despejo dos dejetos sanitários nos córregos e mananciais do município.

As principais propostas e ações da Nova Prefeitura para o Saneamento Básico são:

● Investir na implantação de novas captações para acabar com as crises de falta do produto e assegurar água a todos os canedenses;

● Investir na ampliação da rede de distribuição para atender às novas demandas que surgiram com a expansão da população no município;

● Investir no tratamento da água e assim melhorar a qualidade da água tratada distribuída à população;

● Retomar, ampliar e concluir a rede de esgotos sanitários em implantação no município de Senador Canedo;

● Retomar, melhorar e concluir a construção da Estação de Tratamento de Esgotos.

5. PREPARAR SENADOR CANEDO PARA NOVO SALTO DE CRESCIMENTO

A base do Desenvolvimento de uma cidade é a o seu dinamismo econômico. Nenhuma cidade se desenvolve no mundo moderno, se ela não tiver competitividade: a capacidade de concorrer com vantagens, aos recursos disponíveis no mercado e na área pública para investimentos.

Senador Canedo tem, desde a sua emancipação, buscado trilhar o caminho do crescimento econômico. A sua grande e principal conquista foi encaminhada por Divino Lemes, ainda no seu primeiro mandato como Prefeito, ao conseguir a implantação do Polo Petroquímico de Senador Canedo. O nascimento e crescimento deste polo trouxe além de inúmeros empregos e renda para a cidade, um sem número de empreendimentos que fizeram do município, o 4º em arrecadação de impostos no Estado de Goiás.

Mas não dá pra ficar parado e acomodado à pujança do Polo Petroquímico e dos iniciais outros polos ou parques de empresas. É preciso avançar muito mais. A crise econômica que está aí ensina que é preciso primeiro, continuar a diversificação da economia canedense para fortalecê-la e torna-la mais resistente. E em segundo lugar, ampliar e apoiar fortemente, o crescimento do s demais polos industriais do município. E por último, ressaltar a preocupação com a ocupação de empregos pelos trabalhadores, homens e mulheres de Senador Canedo. Para isso, um forte programa de formação e qualificação de mão de obra tem que ser concebido e implementado pela Nova Prefeitura.

Estas são as principais propostas e ações de Divino Lemes e Walter Paulo para o incremento do crescimento econômico:

5.1 Apoiar o crescimento e a maior diversificação do Polo Petroquímico de Senador Canedo, responsável pela maior parte da geração de empregos e renda do município.

5.2 Programas de Incentivos para a atração de novas empresas para os polos existentes e novos que serão criados.

5.3 Fomentar o empreendedorismo por aumento da oferta de microcrédito, oferecimento de capacitações e treinamentos aos empreendedores individu.ais e apoio na promoção de eventos que estimulem a economia local.

5.4 Criar o Banco do Povo Municipal para ofertar o microcrédito.

5.5 Incentivar a criação de um Polo Atacadista para atrair grande grupos atacadistas e apoia-los na sua instalação em Senador Canedo.

5.6 Trabalhar para uma melhor redistribuição de Agências Bancárias nos diversos setores de Senador Canedo.

5.7 Incentivar a diversificação e o crescimento da produção junto à agricultura, a avicultura, a piscicultura e floricultura.

5.8 Criar o Programa Parceria Que Dá Trabalho, para requalificação profissional e inserção no mercado de trabalho, de trabalhadores desempregados, ao mesmo tempo que possa disponibilizar informações sobre a legislação e os direitos dos trabalhadores.

5.9 Criar Cooperativas Populares de Produção e Prestação de Serviços, identificando oportunidades para grupos organizados de moradores, donas de casa, jovens, etc. de Senador Canedo e estimula-los com base nos princípios de autogestão, cooperação.

5.10 Priorizar o comercio e os prestadores de serviços de Senador Canedo, no atendimento à Prefeitura.

5.11 Valorizar em todas as oportunidades o morador local, seja no preenchimento de vagas na administração ou em postos de trabalho.

6. ORGANIZAR PARA CANEDO CRESCER COM QUALIDADE DE VIDA E OPORTUNIDADE PARA TODOS

Dois fundamentos importantíssimos no processo de dinamismo econômico e da melhoria social de um município são uma organização físico– territorial adequada e uma relação harmoniosa com a natureza. Sem estas duas condições, a cidade corre o risco de ser preterida nos investimentos e não poder dar a seus moradores uma condição mais digna de viver.

A desorganização territorial ou a má organização do espaço é um fator de preocupação de primeira ordem, pois a má ocupação do território conduz um município a sofrer sequelas pelo resto de sua existência, ao mesmo tempo em que lhe tira condições de avançar e se desenvolver com sustentabilidade. Este último aspecto é fundamental não só para assegurar as melhores condições de vida, mas também porque hoje é uma exigência importante para a atração de investimentos e para o financiamento de projetos que possam desenvolver o município.

Por isso, a futura gestão de Divino Lemes e Walter Paulo tem um compromisso expresso em fazer uma administração planejada. E o primeiro planejamento é o da ocupação ordenada do território respeitando o meio ambiente. Ou seja, um compromisso de desenvolver o município em harmonia com a natureza e em favor dos seus moradores.

São estes os principais programas e ações, nas áreas do planejamento territorial e do meio ambiente, da Nova Prefeitura:

6.1 Fazer a revisão Físico-Territorial e do Plano Diretor de Senador Canedo, com transparência e participação de todos no município.

6.2 Implantar um Novo Plano de Preservação e Manejo dos Recursos Hídricos e das Matas de Senador Canedo, com a participação da comunidade e sem prejuízos para os empreendedores e a qualidade de vida das pessoas.

6.3 Requalificar os Parques existentes e criar novos parques próximos aos diferentes setores de Senador Canedo.

6.4 Investir na infraestrutura viária e obras de urbanização, com a construção de galerias pluviais, bocas de lobo, recomposição dos meio fios e um programa específico para a melhor mobilidade das pessoas nas calçadas.

6.5 Implementar soluções diversas de engenharia de tráfego e operação do trânsito e melhorar a organização e sinalização do trânsito, com mais semáforos, inclusive para pedestres, com pintura e equipamentos mais modernos para aumentar a fluidez do trânsito e a segurança das pessoas.

6.6 Implantar um Sistema de Fiscalização Ativo e Educativo, com aumento do efetivo da Agência de Trânsito e valorização e intenso treinamento dos funcionários.

7. PREFEITURA ABERTA, EFICIENTE E PRÓXIMA DO POVO

A população de Senador Canedo sente a falta de uma Prefeitura que ouça as críticas e sugestões das pessoas e que trabalhe de forma aberta e transparente junto e com a comunidade.

Uma Prefeitura distanciada da população perde um de seus principais recursos para fazer uma boa administração que é a parceria e a cooperação do povo no enfrentar dos problemas e na adoção das soluções. Ninguém pode fazer tudo de um vez. As demandas são muitas e precisam ser enfrentadas com os recursos disponíveis, que nunca são o bastante para todos os problemas, e por isso mesmo precisam se hierarquizados ou priorizados. Aí a se materializa a importância da participação da população junto ao Prefeito para priorizar e realizar com mais agilidade e menor custo.

Outra questão básica na administração é o papel fundamental do servidor público. Nenhuma administração pode ter sucesso se não contar com a participação ativa e essencial do servidor público. É a ele que se deve a qualidade da prestação dos serviços públicos. Por isso é nele que uma administração responsável tem que investir fortemente: na sua qualificação e na sua valorização.

Por fim, mas não em último lugar, a Nova Prefeitura vai ter que reestruturar o serviço público de Canedo para que se possa ter uma administração mais moderna, mais ágil e mais eficiente. O mundo moderno tem as ferramentas que se necessita para modernizar a máquina administrativa e treinar os funcionários da Prefeitura. O que está faltando à atual administração é conhecimento e falta de vontade para melhorar os serviços públicos de Senador Canedo.

São estas as principais ações e programas de Divino Lemes e Walter Paulo para modernizar e melhorar a eficiência da Nova Prefeitura:

7.1 Aproximar a Prefeitura do Povo e Descentralizar os Serviços, com Prefeituras Itinerantes nos bairros e instalação de unidades nos principais setores do município.

7.1 Introduzir o Planejamento no dia a dia da administração como principal instrumento de concepção e ferramenta de trabalho na Nova Prefeitura.

7.2 Respeitar o Orçamento do município que será real e responsável: não se gasta mais do que se consegue reunir de recursos.

7.3 Melhorar a qualidade dos serviços públicos de limpeza, coleta de lixo, iluminação pública, manutenção das ruas, meio fios e bueiros e redes de água pluvial.

7.4 Legislação e criação de mecanismos de transparencia e prestação de contas a população, diretamente em boletins da Prefeitura e nos site e outros meios da mídia e de redes sociais, de forma a cumprir com o compromisso de manter a informação contínua e o diálogo.

7.5 Criar Conselhos de Participação Popular nas 03 principais regiões do município e com a participação de representantes de todos os setores, para discutir e encaminhar soluções para os problemas dos bairros e ajudar a Prefeitura a definir prioridades.

7.6 Implantar o acesso gratuito à INTERNET , começando por logradouros públicos de maior frequência e todas as unidades da Prefeitura, dentro de uma Política de Inclusão Digital que favorece a informação do cidadão e o crescimento de sua consciência e participação democrática.

7.7 Valorizar o servidor público como instrumento essencial e principal colaborador, para a realização de uma boa gestão na Prefeitura, implantando um Novo Plano de Cargos e Salários que realmente permita a progressão e a devida remuneração do servidor e dando-lhes modernas condições para melhorar os seus desempenhos.

7.8 Criar o Centro de Formação do Servidor Público Municipal, para permitir o aprimoramento e a constante melhoria na qualificação dos funcionários públicos municipais.

7.9. Corrigir as defasagens salariais dos servidores municipais existentes e outras injustiças.

MAIS DESENVOLVIMENTO MAIS QUALIDADE DE VIDA!

8. ELABORAÇÃO E CONTRIBUIÇÕES

Este Programa de Governo é resultado de um amplo e democrático processo de elaboração com a realização de um exercício permanente de dialogar e de ouvir a população por parte dos candidatos e de sua equipe de campanha.

Foram inúmeras reuniões com pessoas e grupos de diferentes atividades profissionais como professores, profissionais em saúde, empresários, funcionários públicos, pessoas ligadas à área social, trabalhadores e técnicos das mais diversas áreas que nos permitiram coletar as informações, opiniões, análises críticas e sugestões que vieram a compor este Programa de Governo.

A todos os consultados que cooperaram de forma voluntária e cívica queremos transmitir o nosso profundo agradecimento, certos que este será um guia para devolver a ESPERANÇA DE DIAS MELHORES PARA SENADOR CANEDO.

Um agradecimento especial à equipe mais diretamente envolvida através dos colaboradores: Dr. Claúdio Cirino, Waldison Jacinto, Laudeni e Eliane, Professores Shirley, Cláudio e Serginho, Sílvia e Hadny, Pastor Lamberto, Adevan, Lineken, Valter Vieira, Viviane, Gustavo Ieda, Adevair, Dr. Aureolino Ivo, Ricardo Niemeyer e todos os companheiros e amigos que participaram, de uma forma ou de outra e que agradecemos de coração e que pedimos se sintam citados.

FLUXOGRAMA DO PLANO ESTRATÉGICO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE SENADOR CANEDO

PLANO ESTRATÉGICO DE SENADOR CANEDO

Economia Forte e Diversificada:

● Apoiar o crescimento e a maior diversificação do Polo Petroquímico;

● Incentivos para a Atração de Novas Empresas;

● Fomentar o Empreendedorismo;

● Criar o Banco do Povo Municipal;

● Incentivar o Crescimento do Polo Atacadista;

● Redistribuição de Agências Bancárias;

● Incentivar o Crescimento e Diversificação da Produção, Agricultura, Piscicultura;

● Programa parceria que do Trabalho;

● Incentivar cooperativas Populares de Produção e prestação de Serviços.

Socialmente Mais Justa:

● Atendimento em Saúde: Mais Humano, Eficiente e Próximo de Você;

● Educação é o Caminho Mais Certo e Seguro para o Futuro;

● Mais Segurança Para Um Canedo Sem Violência e sem Medo;

● Habitação Sonho de Muitos Endereço da Cidadania;

● Transporte Público de Qualidade e Confiável;

● Assistência Social é Promoção da Cidadania;

● A Gente quer também Cultura, Diversão e Esporte;

● Assegurar a Captação e Ampliação do Sistema de Água Tratada e Implantar Rede de Esgoto.

Território Organizado Meio, Ambiente Respeitado:

● Revisão Físico – Territorial do Plano Diretor;

● Novo Plano de Preservação Ambiental e Manejo dos Recursos Hídricos e das Matas;

● Requalificar Parques Existentes e Criar Novos Parques;

● Investir na Infraestrutura Viária e Obras de Urbanização;

● Soluções de Engenharia de Tráfego e Operação de Trânsito;

● Sistema de Fiscalização Ativo e Educativo.

● Gestão Planejada Eficiente e Compartilhada:

● Aproximar a Prefeitura do Povo e Descentralizar os Serviços;

● Introduzir o Planejamento no Dia a Dia da Administração;

● Respeitar o Orçamento do Município;

● Melhorar a Qualidade dos Serviços Públicos;

● Legislação e Criação de Mecanismos de Transparência e Prestação de Contas a População;

● Criar Conselho de Participação Popular;

● Valorizar os Servidores Públicos Municipais e Melhorar sua Qualificação e Desempenho.