Em torno de 25 mil alunos da rede municipal de ensino tem sido atendido pelo Projeto Saúde na Escola. A iniciativa tem como principal objetivo desenvolver ações de saúde no ambiente educacional, em diversas atividades que vão desde o atendimento médico e odontológico a palestras informativas. A ação agrega corpo técnico da Secretaria Municipal de Saúde e da Educação.
As programações são formatadas conforme a faixa etária dos estudantes, e também as necessidades encontradas, apontadas pelo Conselho Escolar das unidades de ensino. Temas como alimentação saudável, saúde bucal e até mesmo vacinação estão sendo realizadas, abrangendo ainda mais o atendimento a criança, o adolescente e até o adulto na Educação de Jovens e Adultos.
“O Projeto Saúde na Escola possibilitará para os alunos atendimento odontológico, acompanhamento do calendário de vacinas, entre ações integradas da Atenção Básica de Saúde e também palestras, rodas de conversas e atividades relacionadas”, explica a secretária de Educação, professora Maria Emília.
Conhecendo a realidade do serviço de saúde
Dentro da iniciativa, as atividades realizadas pelo SAMU de Senador Canedo tem sido apresentadas nas escolas. O Samuzinho traz conhecimento de primeiros socorros, além de orientação sobre quando devem chamar o serviço de Urgência e Emergência e demais noções de prevenção de acidentes. “É uma oportunidade não só de orientar os estudantes e funcionários, porém dicas que podem salvar vidas em caso de riscos. São trabalhados assuntos fundamentais, como prevenção de trotes nos serviços de emergências, que é um problema constante do SAMU e Bombeiros”, afirma o enfermeiro Pedro Palácios, coordenador do Serviço de Atendimento Móvel de Urgências de Senador Canedo.
Envolvimento de funcionários e familiares
A ida de profissionais da Saúde Municipal também auxilia na orientação de profissionais responsáveis pelo cuidado com os alunos, principalmente os da primeira infância, e também pais. Médicos, enfermeiros e demais profissionais são convidados em ações,como feiras, exposições culturais, e reunião para prestar esclarecimento em caso de saúde pública, como vacinação, doenças sintomáticas e demais.