Desenvolvido por: SIGEP - Sistema Integrado de Gestão Pública

Dados Cadastrais

Primeiro Acesso Portal da Transparência, Servidores Webmail

SERVIÇOS ON-LINE PARA EMPRESA

Nota Fiscal Eletrônica Validar Nota Fiscal Contribuinte Eventual 2a. Via de Débito

Certidão de Débito Validar Certidão de Débito Acompanhamento de Processos Portal do
Empreendedor

PORTAL DA TRANSPARÊNCIA

Receitas Transferências de Recursos Extra-Orçamentárias Tributos a Receber

Despesas Empenhadas Despesas Pagas Folha de Pagamento Contratos / Convênios

Relação de Veículos Relatórios Contábeis Publicações das Leis Orçamentárias Perguntas Frequentes

LEI DE ACESSO A INFORMAÇÃO

Estrutura Organizacional Diárias Transferências de Recursos Licitações

Dispensa / Inexigibilidade Programas e Ações Gorvenamentais Patrimônio Obras

Publicações de Documentos Serviço de Informação ao Cidadão Perguntas Frequentes

ATENDIMENTO: (062) 3275-3000

História da Cidade

A história de Senador Canedo está relacionada com a construção da estrada de ferro da Rede Ferroviária Federal (RFFSA), na década de 30. O crescimento do município ocorreu juntamente com a construção da via férrea, que atraiu as primeiras famílias de trabalhadores, oriundos de Minas Gerais e Bahia. A Fazenda Vargem Bonita, de propriedade do Senador Antônio Amaro Canedo, foi local escolhido para montar os acampamentos que acolheram os trabalhadores, dando início à povoação. Próximo à estação ferroviária sugiram a zona central e os primeiros estabelecimentos comerciais.

Hoje a estação da Ferrovia Centro Atlântica, nome que recebeu a empresa após a privatização da RFFSA em 1996, pertencente à Companhia Vale do Rio Doce, ainda responde pela geração de parte da riqueza de Senador Canedo. Entretanto, nesse mesmo ano começou a operar no município o terminal da Braspetro, uma subsidiária da Petrobrás. Trata-se do ponto de entrega em Goiás do poliduto, responsável pelo transporte de combustível da Refinaria de Paulínia, em São Paulo, com 780 quilômetros de extensão. Outro ramal segue para Brasília, ampliando a extensão para 980 quilômetros. Por causa desse terminal, Senador Canedo está entre os municípios que mais arrecadam Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no Estado.

Próximo à Transpetro se instalaram distribuidoras regionais de combustíveis (Aster Petróleo e Realpetro são alguns dos principais arrecadadores de ICMS) fato que contribuiu para ampliar a arrecadação do imposto. O ponto de entrega de Senador Canedo abrange o mercado de distribuição de combustíveis das grandes distribuidoras: Shell, Texaco, Ipiranga, Agip e BR, instaladas no pólo do Setor Novo Mundo, na vizinha Goiânia, e ainda as distribuidoras regionais. É atendido todo o mercado do Centro-Oeste, com exceção de Brasília e da Região do Entorno do Distrito Federal.

Senador Canedo integra a Região Metropolitana de Goiânia e foi distrito da capital até 1988, data da Lei 10.435 que emancipou o município. De acordo com o IBGE, possui população de cerca de 100 mil habitantes, número que vem crescendo a taxas geométricas superiores às do Estado. Entre 1996 e 2000 sua taxa de crescimento foi de 4,66%, contra os 2,60% verificados para o Estado de Goiás.

O município tem 244,70 quilômetros quadrados de área. Um dos municípios que mais crescem em Goiás Senador Canedo tem hoje pouco mais de 100 mil habitantes. Situa-se na Região Metropolitana de Goiânia e abriga o maior Pólo Petroquímico do Centro-Oeste brasileiro. Tem localização geográfica privilegiada, com acesso aos principais centros de distribuição de passageiros, cargas e de comercialização, mão-de-obra capacitada e política de incentivos. O desenvolvimento econômico e social é tido como referencial da administração pública para o crescimento da cidade.

Senador Canedo é hoje a terceira maior arrecadadora de ICMS e a quinta mais competitiva, de acordo com dados da Secretaria de Planejamento do Estado. Localização estratégica Fácil acesso a importantes rodovias de integração estadual e federal, com ligação ao Porto Seco de Anápolis e ao Aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia, importantes centros de distribuição do Estado. Potencialidades de mercado: A cidade fica a 180 quilômetros de Brasília e a 900 quilômetros de São Paulo.

Tem população estimada em pouco mais de 100 mil habitantes, além de integrar a Região Metropolitana de Goiânia, que soma cerca de 1, 8 milhão de habitantes, mais de 32% da população do Estado. Essa realidade lhe confere a condição de mercado de grande potencial.